O Santuário do Bom Jesus foi eleito como a maior maravilha de Braga, num concurso promovido pela Associação para o Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural (ASPA). O prémio de maior pesadelo coube ao arranjo urbanístico do antigo Campo da Vinha, em pleno centro da cidade.
Numa eleição que contou com a participação de 871 votantes, o património religioso destacou-se pela positiva, a par dos espaços verdes ainda existentes. Pela negativa, sobressaiu a política urbanística e de crescimento urbano assente na concentração de construções, assim como os problemas ambientais.
Com origens que remontam ao século XV, o Bom Jesus do Monte é apontado como o mais complexo sacromonte do património católico e que serviu de modelo na Europa e no Brasil, durante séculos. O monumental escadório, as igrejas e o elevador funicular enquadram-se ao longo da encosta que abre ainda espaço para unidades hoteleiras actualizadas, a par dos lagos e das zonas de lazer e passeio.
“Foi uma forma de contribuir para a divulgação do património cultural e natural de Braga, sobretudo junto dos cidadãos comuns que normalmente andam arredados destas matérias, apresentando as maravilhas e os pesadelos como as duas faces da mesma moeda: uma cidade bimilenar”, explicou fonte da Aspa.
O maior pesadelo de Braga será o Campo da Vinha, também denominado de ‘largo da tralha’. Trata-se de uma zona herdada de D. Diogo de Sousa, mas que foi alvo de profunda remodelação, com a ocupação do subsolo pela BragaParques e a instalação de estruturas comerciais à superfície, incluindo o edifício que ficou conhecido como o ‘Mamarracho’ de Braga.
De acordo com a ASPA, a votação dos «pesadelos’ castigou “a linha de crescimento da cidade nos últimos tempos” e a “pouca sensibilidade ambiental”. No entanto, a votação acabou por não condenar o Theatro Circo e o novo estádio de futebol, apontados como propostas de pesadelos e que constituem as duas últimas “grandes obras de regime”, por parte do executivo camarário de Mesquita Machado.
VOTAÇÃO
A votação das sete maravilhas de Braga ficou assim ordenada: 1.º Bom Jesus do Monte (12,32% dos votos); 2.º Sé Catedral (10,05%); 3.º Mosteiro de Tibães (9,43%); 4.º Conjunto arquitectónico do Largo do Paço/Biblioteca (8,9%); 5.º Jardim de Santa Bárbara (6,76%); 6.º Capela de Santa Madalena na Falperra (5,76%); 7.º Casa e Capela dos Coimbras (4,78%).
PESADELOS
Os sete pesadelos de Braga mais votados foram: 1.º Campo da Vinha (9,6% dos votos); 2.º Centro Comercial Galécia 8,7%); 3.º Rio Este (8,49%); 4.º Centro Comercial Santa Cruz (7,09%); 5.º Largo dos Penedos (5,64%); 6.º Urbanização do Feira Nova (5,57%); 7.º Parques de estacionamento no centro da cidade (5,41%).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.