Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Saramago esteve nos Cuidados Intensivos

O Saramago desta vez safa-se. Mas não está totalmente recuperado. Nem perto disso.” Foram estas as palavras de uma amiga de longa data do único Prémio Nobel Português da Literatura, quando questionada sobre o actual estado de saúde do escritor, que no fim-de-semana que antecedeu o Natal – a 22 de Dezembro, portanto – tinha dado entrada nos Cuidados Intensivos de uma clínica de Lanzarote, onde vive com a companheira, Pilar del Rio.
9 de Janeiro de 2008 às 00:00
Os primeiros dias de internamento na unidade de saúde da ilha espanhola chegaram a ser de enorme angústia para quem tem acompanhado de perto o escritor. “Ele apanhou gripe e deixou de comer. A medicação não fez efeito e o José foi ficando cada vez mais debilitado, tanto que aquilo passou a pneumonia. A partir de então vivemos um mau bocado. Estava a ver que ele não ia resistir”, adiantou a mesma fonte, desabafando logo em seguida que “o pior já passou”.
Apesar do susto, e contra os prognósticos mais negativos, José Saramago conseguiu a muito custo driblar a maleita. Na sexta-feira, dia 4, já ficou nos Cuidados Intermédios. Neste momento ainda está a soro, e muito provavelmente a saída da clínica não acontecerá nos próximos dias. “Agora, há que voltar a habituar o organismo aos alimentos, situação que ainda deve demorar algum tempo. Os médicos não querem arriscar uma data para ele sair, preferindo esperar para ver se reage de forma positiva a este período de recuperação”, explicou a amiga do Prémio Nobel português.
SINTOMAS GRAVES EM PÚBLICO
Os primeiros sintomas de que algo não estava bem com a saúde do escritor português de 85 anos vieram a público quando no final de Novembro o Nobel português se apresentou debilitado na inauguração de uma exposição dedicada à sua obra, patente na Fundação César Manique, em Lanzarote. Numa cadeira de rodas – algo que tinha acontecido pouco antes na visita à Argentina – Saramago estava então com uma gripe que viria a degenerar em pneumonia, doença responsável pela sua entrada nos Cuidados Intensivos de uma clínica da ilha espanhola onde reside.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)