Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

SARAMAGO HONORIS CAUSA EM COIMBRA

A Universidade de Coimbra (UC) vai distinguir, no próximo domingo, com o doutoramento 'Honoris Causa', José Saramago, uma "figura incontornável" da literatura portuguesa, pelo público amplo que conquistou e pela "exigência, qualidade e inovação" da sua escrita.
6 de Julho de 2004 às 00:00
José Saramago
José Saramago FOTO: EPA
Na cerimónia, marcada para a Sala Grande dos Actos da UC, o catedrático da instituição, Carlos Reis, fará o elogio académico do escritor português galardoado em 1998 com o Prémio Nobel.
Ao ensaísta Eduardo Lourenço, também uma figura cimeira da cultura portuguesa reconhecida a nível internacional, caberá, no acto solene, apresentar o doutorando.
Segundo Carlos Reis, docente da Faculdade de Letras da UC, é, no estrangeiro, o "grande nome" da cultura portuguesa em termos de literatura. "Saramago, enquanto personalidade, e a sua obra literária são uma grande referência a nível mundial na passagem do Século XX para o Século XXI", sustentou Carlos Reis, adiantando que o autor de 'Ensaio sobre a Cegueira' "é tudo menos um escritor consensual".
O doutoramente do autor de 'Memorial do Convento' foi proposto por Carlos Reis e Ana Paula Arnaut, professora auxiliar da Faculdade de Letras da UC, que analisou a obra de Saramago nas teses de mestrado e doutoramento.
Ver comentários