Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

SEIXAL JAZZ ARRANCA HOJE

O trio do pianista Jason Moran e o lendário saxofonista Sam Rivers abrem hoje, a partir das 21h30, no Fórum Municipal, o 7.º Festival de Jazz do Seixal. Num encontro de gigantes, o jovem pianista e o octogenário soprador trarão a cumplicidade do talento e do improviso sob técnicas de vanguarda.
23 de Outubro de 2003 às 00:00
Jason Moran na abertura
Jason Moran na abertura FOTO: d.r.
Amanhã, o guitarrista português Pedro Madaleno, à frente do seu quarteto, terá a oportunidade merecida de estar num grande evento.
O pianista Kenny Werner fechará a primeira parte do Seixal Jazz apresentando-se no sábado com o seu trio e mostrando a sua imprevisível capacidade improvisativa conjugada com técnica assombrosa.
Na segunda parte, o Quinteto de Ted Nash actua dia 30. Estamos perante um grupo formado por músicos que representam a nova geração ao mais alto nível. Para além do saxofone de Nash, o piano de Frank Kimbrough, o contrabaixo de Ben Allison e a bateria de Matt Wilson, levarão ao Fórum o jazz actual com toda a sua modernidade nos arranjos e nas actuações pessoais.
Sexta, 31, e sábado, 1, são dias para saborear o jazz mais “avant-garde”: Os Schulldogs, dos irmãos Schuller, e o Sexteto de Andrew Hill personificarão o que se faz de mais avançado no jazz. Com ele vêm alguns dos melhores intérpretes da actualidade: Marty Erlich em saxofones alto e soprano e clarinete, e o notável baterista Nasheet Waits.
Como sempre, as actividades paralelas são de grande importância para os músicos nacionais. Consagrados como o contrabaixista Carlos Barretto e jovens pianistas como Rodrigo Gonçalves e Filipe Melo, ocuparão as noites nos refeitórios da Mundet, onde será ainda possível visitar a exposição temática sobre a Blue Note.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)