Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Selo e Medalha assinalam 25 anos dos Dadores de Sangue

Associação tem estatuto de utilidade pública desde 1995.
J. Pires Santos 19 de Setembro de 2016 às 16:05

A Associação dos Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira está a comemorar os 25 anos de existência e editou um selo personalizado e uma medalha comemorativa da efeméride.

Fundada em 2 de agosto de 1991, a associação atingiu o estatuto de utilidade pública em 1995.

Com sede própria, a Associação de Dadores de Sangue é constituída pelos órgãos sociais e por 32 núcleos locais, representantes da associação nas diversas localidades, com 38 pontos de recolha de sangue nas freguesias de concelho. No ano passado foram feitas cerca de onze mil recolhas.

A associação tem ainda dois postos fixos de colheitas: à segunda-feira na Arrifana e na sede; às quartas e sextas-feiras entre as 15h00 e as 19h00.

Todo o trabalho da associação se pauta por princípios do bem comum, promoção da vida e construção de uma cadeia de solidariedade em torno da dádiva benévola de sangue.

Albano Santos, presidente da direção da associação, diz que há dois momentos altos nestas celebrações. O primeiro aconteceu no passado domingo, 11 de setembro, com a transmissão da missa pela televisão. O segundo teve lugar no próximo dia 17 de setembro (sábado), com o lançamento do selo personalizado, medalha e carimbo comemorativo emitido pelos CTT, numa sessão onde foi também lançado o livro ‘Gotas de História’ (edição da associação).

As peças editadas – a medalha, o selo personalizado e o carimbo comemorativo – têm como base a temática do monumento escultórico que está colocado na praça em frente à sede da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Santa Maria da Feira, uma peça da autoria de Baltazar de Oliveira, inaugurada em 2004.

Quem pretender adquirir as peças editadas, contactar o email adsfeira@gmail.pt.

colecionismo J. Pires Santos CTT
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)