Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Selo de cem réis de D. Maria II vai a leilão

Peça de 1853 tem o valor comercial de 50 mil euros
J. Pires Santos 29 de Março de 2016 às 16:22
Excelente e raro exemplar do selo de 100 réis de D. Maria II, com valor comercial de 50 mil euros em praça por 4000 euros
Excelente e raro exemplar do selo de 100 réis de D. Maria II, com valor comercial de 50 mil euros em praça por 4000 euros

O selo mais caro da primeira emissão filatélica portuguesa, o de 100 réis de D. Maria II – com preço comercial de cerca de cinquenta mil euros – é a estrela do leilão da casa Leilões P. Dias, e vai à praça por quatro mil euros. O leilão terá lugar a dia 2 de abril, em Lisboa, na sede da leiloeira na Avenida Duque de Ávila, nº 120, 2º.

 

O selo de 100 réis, lilás malva, com pequeno adelgaçamento no verso, foi o último da primeira série portuguesa a ser emitido a 1 de julho de 1853.

 

É dos selos mais raros do conjunto de quatro da emissão (que inclui os selos de 5, 25, 50 e 100 réis) e atualmente são apenas conhecidos vinte e cinco selos novos e dois pares.

 

O catálogo do 66º leilão filatélico e de colecionismo (com cerca de 150 páginas) apresenta dois mil lotes em praça, reproduz centenas de selos, várias peças filatélicas raras, e algumas mesmo únicas.

 

É o caso da tira vertical de três selos, taxa de 40 réis azul, com ‘tête-bêche’, da emissão Nativos da Índia (1871), considerada muito rara e que tem base de licitação de 3600 euros.

 

Uma carta régia de D. João II – escrita em latim pelo Bispo de Coimbra, D. João de Melo, e datada de 13 de junho de 1694 – é o documento mais antigo em praça. A carta está assinada pelo Bispo e exibe o selo do Rei. Com excelente qualidade, e muito bem conservada, tem base de licitação de cinquenta euros.

 

Os interessados poderão consultar o catálogo do leilão no site da casa leiloeira www.leiloespdias.pt

 

30 ANOS DA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

 

Os Correios de Portugal associam-se às comemorações dos 30 anos da Associação dos Professores de Matemática (APM) com o lançamento, na quarta-feira, 30 de março, de um inteiro postal e de um carimbo comemorativo alusivos da efeméride.

 

As duas peças filatélicas, que reproduzem o logo da APM, serão lançados no Porto, na Loja dos CTT Município. A marca postal e o inteiro-postal estarão à disposição dos colecionadores entre as 10h00 e as 17h00.

colecionismo J. Pires Santos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)