Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Selos: 175 anos da Escola do Exército assinalados

A primeira emissão filatélica do ano será lançada na próxima quinta-feira com a qual os Correios de Portugal se associam à celebração dos 175 anos da Escola do Exército, criada em 12 de Janeiro de 1837 pelo Marquês de Sá da Bandeira, constituindo a mais nobre antecessora da actual Academia Militar.
7 de Janeiro de 2012 às 20:17
Nova emissão filatélica é composta por dois selos de 0,32 e 0,68 euros e um bloco com o valor facial de 2,50 euros
Nova emissão filatélica é composta por dois selos de 0,32 e 0,68 euros e um bloco com o valor facial de 2,50 euros FOTO: d.r.

A nova emissão filatélica é composta por dois selos de 0,32 e 0,68 euros e um bloco com o valor facial de 2,50 euros.

Enquanto que o primeiro selo reproduz o fundador da Escola, Marquês Sá de Miranda, e em segundo plano o edifício do Paço da Bemposta o outro selo apresenta o brasão de armas da Academia Militar e os logos da Escola do Exército e da Academia.

Por sua vez, o selo do bloco reproduz a espada, monograma e estrela dos alunos da Academia Militar.

Para 2012 os CTT tem previsto o lançamento de 21 emissões filatélicas comemorativas, a continuação da emissão base Festas Tradicionais e a edição de 5 livros temáticos de selos.

De entre as emissões filatélicas previstas, destaca-se a dedicada Vultos da História e da Cultura que este ano evoca o compositor Marcos de Portugal, o actor António Vilar e o jornalista Brito Camacho, emissão com data prevista para o próximo mês de Fevereiro. Já ‘Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura' será lançado em Março.

O ‘Europeu de Futebol' e os ‘Jogos Olímpicos e Paralímpicos' sairão em Maio e Junho, respectivamente.

A série dedicada ao ‘Rio Douro' é lançada em Julho, Sabores do Ar e do Fogo em Outubro. Por último a emissão filatélica conjunta entre Portugal e Brasil será alusiva à Lubrapex 2012, a mais antiga exposição filatélica bilateral do Mundo. Está prevista a sua realização nos últimos meses do ano, na cidade de São Paulo.

cultura coleccionismo selos escola militar
Ver comentários