Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Selos assinalam 900 anos da Ordem de Malta

Os Correios de Portugal associaram-se às comemorações dos 900 anos da Ordem de Malta e editaram uma emissão filatélica composta por quatro selos e um bloco contribuindo para a divulgação e homenagem à Ordem Soberana e Militar de Malta.

29 de Setembro de 2013 às 17:24
Bloco dos 900 anos da Ordem de Malta que reproduz a barca do Grão-mestre Pinto da Fonseca
Bloco dos 900 anos da Ordem de Malta que reproduz a barca do Grão-mestre Pinto da Fonseca FOTO: D.R.

Criada através de bula papal, por ordem do Papa Pascoal II, a 15 de fevereiro de 1113, a Ordem de Malta foi originalmente denominada por Ordem de São João Baptista. Desde a sua fundação, tem por missão defender e apoiar os mais desfavorecidos, pobres e doentes, sem fazer qualquer distinção entre raças ou condição social.

Em Portugal, está representada na sociedade através da Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta, fundada em 1899, e é herdeira de importante legado e das tradições espirituais, simbólicas e hospitalárias da Ordem de Malta.

Os quatro selos da emissão reproduzem os quatro príncipes e grão-mestres portugueses.

Os selos de 0,36 e 0,70 euros mostram o Frei Dom Afonso de Portugal e o Frei Dom Luís Mendes de Vasconcelos, respetivamente, fotos de Mário Cerdeira de quadros do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga.

O selo de 0,80 euros apresenta o Frei Dom António (José de Vilhena em óleo s/tela, colecção particular), e, por último, o selo de 1 euro reproduz o Frei Dom Manuel Pinto da Fonseca (pintura de Favray, do acervo do National Museum of Fine Arts de La Valleta).

Já o bloco com um selo de 1,95 euros reproduz a Barca do grão-mestre Pinto da Fonseca, colecção do National Library of Malta.

A emissão filatélica, com a tiragem 610 mil exemplares, tem desenho da autoria de A. F. Atelier, completa-se com a pagela e sobrescrito de primeiro dia de emissão.

Cultura colecionismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)