Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Selos dão ouro a Portugal

A colecção portuguesa ‘That Glorus Deed...’, de Júlio Maia, venceu a medalha de ouro módulo grande e um prémio especial, na exposição mundial de filatelia, que decorreu em Málaga, Espanha.
15 de Outubro de 2006 às 00:00
Peixes da Costa Portuguesa
Peixes da Costa Portuguesa FOTO: d.r.
Na mostra, realizada nas ruas e praças da cidade e visitada por mais de 100 mil pessoas, foi ainda atribuída outra medalha de ouro ao livro ‘Os Correios Portugueses entre 1853 e 1900’, de Pedro Vaz Pereira.
As restantes 12 participações nacionais obtiveram seis medalhas de vermeil, três delas de módulo grande, quatro de prata (duas de módulo grande) e duas de bronze.
A exposição mundial de Málaga foi o maior acontecimento filatélico do ano e as 1100 colecções expostas ocuparam 3200 quadros expositores, num total de 48 mil folhas de colecção e uma distância de 15km.
Durante a realização, os correios espanhóis editaram diariamente blocos comemorativos do certame dedicados ao cinema, à moda, à música, ao desporto e ao pintor malaguenho Pablo Picasso, de quem se celebra o 125.º aniversário do nascimento e o 25.º da chegada a Espanha da obra ‘Guernica’.
Quanto aos Correios Portugueses lançaram um conjunto de selos cujos blocos – que reproduzem o logotipo do certame – foram dedicados aos Peixes da Costa Portuguesa. Desenhada por Pedro Salgado e Vasco Marques, a série é composta de seis selos com as taxas de 30, 45, 60, 75 cêntimos e 1 e 2 euros e os dois blocos incluem mais dois selos cada com o valor facial de 80 cêntimos cada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)