Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Selos e livro celebram arte nacional

Os Correios de Portugal vão lançar na quinta-feira, 23, uma emissão filatélica e um livro, ambos com o título ‘A Palavra e a Imagem’. A emissão filatélica é composta de quatro selos e dois blocos. O selo de 0,47 euros reproduz um óleo sobre madeira de autor desconhecido com o título ‘Criação de Eva’, do acervo da Igreja de S. Estevão, de Lisboa enquanto o selo de 0,68 euros apresenta um óleo sobre madeira com o título ‘Moisés no Deserto – A Apanha do Maná’, da autoria de André Gonçalves existente na Igreja de Sta. Catarina, em Lisboa.
18 de Fevereiro de 2012 às 21:15
'Pentecostes' é um óleo de Vasco Fernandes patente no Museu de Grão Vasco. Agora, será reproduzido em selo
'Pentecostes' é um óleo de Vasco Fernandes patente no Museu de Grão Vasco. Agora, será reproduzido em selo FOTO: D.R.

O óleo sobre madeira de Gregório Lopes com o título ‘Adoração dos Reis Magos’, do acervo do Museu Nacional de Arte Antiga, aparece no selo de 0,80 euros, enquanto no selo de 1,00 euros figura a ‘Última Ceia’, óleo Vasco Fernandes e Francisco Henriques existente no Museu de Grão Vasco. 

Já os dois blocos com a taxa única de 1,50 euros reproduzem o tríptico da ‘Paixão de Cristo’ e ‘Pentecostes’, óleos de Cristovão de Figueiredo e Vasco Fernandes existentes no Museu Nacional de Arte Antiga e no Museu de Grão Vasco, respectivamente.

O livro ‘A Palavra e a Imagem’, da autoria de Paulo Mendes Pinto, propõe ao leitor um percurso através de 50 episódios bíblicos retratados na arte portuguesa, numa conjugação entre a estética da pintura com a hermenêutica da palavra.

A obra, com aproximadamente duzentas páginas, segue a linha editorial do Clube do Coleccionador dos Correios e reúne pinturas dos séculos XVI-XVIII, de artistas como Grão Vasco, Josefa d’Óbidos ou Vieira Lusitano, mas também de contemporâneos como Columbano Bordalo Pinheiro e Almada Negreiros.

Os selos da emissão filatélica completam o livro ‘A Palavra e a Imagem’.

Já no próximo sábado, 25, a Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra (AAC) comemora o seu 47º aniversário com um almoço convívio no Restaurante Cantinho dos Reis.

Após o repasto, decorrerá uma tarde de trocas e tertúlia filatélica nas salas da Secção Filatélica no edifício da AAC.

 

Os interessados poderão inscrever-se até 23 de Fevereiro através do mail: filatelica@academica.pt.

Cultura Coleccionismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)