Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Selos e moeda assinalam 250 anos do Jardim Botânico da Ajuda

As imagens vão circular pelo Mundo.
J. Pires Santos 6 de Maio de 2018 às 21:24

Os Correios de Portugal associam-se à celebração dos 250 anos do Jardim Botânico da Ajuda e lançam, a 7 de maio, uma emissão filatélica composta por quatro selos e um bloco. 

De entre os selos com as taxas de N20g, A20g, E20g e I20g e que reproduzem imagens do jardim, destacamos o destinado ao correio azul que reproduz o velho dragoeiro.

O bloco filatélico que inclui um selo com o valor facial de 2 euros reproduz o rei D. José I, o traçado inicial do jardim e o lago do mesmo, decorado com um conjunto escultórico.  

Fundado em 1768, foi o primeiro Jardim Botânico em Portugal e o 15º da Europa. Criado por ordem do Marquês de Pombal durante o reinado de D. José, incluía o Gabinete de História Natural, o Gabinete de Física e a Casa do Risco.

Chegou a possuir uma coleção com mais de cim exemplares de plantas vindas de todo o Mundo e foram organizadas diversas expedições científicas destinadas a prover o jardim de exemplares para estudo.

O Jardim Botânico da Ajuda é actualmente uma Unidade de Apoio Tecnológico do Instituto Superior de Agronomia. Possui um banco de sementes e uma coleção botânica com 1576 registos divididos por plantas em estufa e ao ar livre.

Esta emissão filatélica completa-se com a pagela divulgadora da série comemorativa, do envelope e do carimbo de primeiro dia de emissão, que reproduz a imagem estilizada de dois patos que figuram no cimo do conjunto escultórico do lago.

A moeda corrente comemorativa de dois euros, com tiragem de meio milhão de exemplares e valor fiduciário para os países da zona euro, tem data de lançamento prevista para o próximo mês de julho.

O anverso da moeda é da autoria do escultor João Fazenda, que escolheu o dragoeiro existente no Jardim Botânico para ilustrar a moeda.

colecionismo J. Pires Santos CTT
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)