Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Selos e peças filatélicas raras a leilão em Lisboa

Centenas de milhares de selos e peças filatélicas raras e muitas delas únicas vão estar à disposição do público no próximo sábado, dia 28 de setembro, no Hotel Roma em Lisboa, no leilão do Clube Filatélico de Portugal.

22 de Setembro de 2013 às 17:27
‘Conjunto de dois selos editados pelos Correios de Portugal que reproduzem a Arte de Joana Vasconcelos’
‘Conjunto de dois selos editados pelos Correios de Portugal que reproduzem a Arte de Joana Vasconcelos’ FOTO: D.R.

O catálogo do 31º leilão do clube, com cerca de duzentas páginas, apresenta mais de dois mil e quinhentos lotes que vão estar praça, dos quais destacamos um selo não catalogado de Macau da emissão 1913 de D. Carlos I Mouchon, de 10 réis, azul esverdeado, com sobrecarga ‘República' tipografada localmente a vermelho.

Exemplar muito raro e em bom estado de conservação, tem o preço base de licitação de quatro mil euros.

Uma quadra nova de selos tipo ‘Coroa' de Moçambique, emissão 1881/5, selo de 20 réis rosa denteado de 13 ½, única peça conhecida desta série, está catalogada por 7 280 euros e tem o valor de licitação de 1 200 euros.

Os interessados poderão consultar o catálogo de leilão através da página web http://www.cfportugal.pt/.

Encerra este domingo em Évora o maior evento filatélico que este ano se realiza em Portugal. Trata-se da Exposição Filatélica Nacional Bilateral de Portugal/Bulgária e da Inter-Regional, que desde o dia 17 está patente no Palácio Barrocal, edifício do Inatel.

Certame de grande nível filatélico, na exposição bilateral participaram 43 filatelistas e foram atribuídas 15 medalhas de ouro e 16 de prata dourada. Por sua vez, a Inter-regional teve a presença de 42 participantes, tendo sido atribuídas 8 medalhas de ouro e 17 de prata dourada.

O grande prémio de honra da Ébora-2013 foi atribuído à temática ‘L'Automobile', de Eduardo de Sousa, enquanto o grande prémio de competição foi para a colecção ‘Portugal Clássico', de João Violante. Por fim, o grande prémio Ébora-2013 foi atribuído ao filatelista búlgaro Spas Pancheo, com a participação ‘Pré-libertation Post Offices in Bulgária 1840/1879'.

O grande prémio da Inter-regional foi atribuído a Luís Barreiros, com a coleção ‘Índia Portuguesa'.

No sábado decorreu no Restaurante da Casa do Vale Hotel, em Évora, o jantar de palmarés da Ébora 2013, onde foram distribuídos aos presentes os prémios dos dois certames filatélicos que terminam em Évora.

Este domingo é ainda dedicado à Confraria Timbrológica Meridional, entidade organizadora da Ébora 2013, que está duplamente de parabéns pelo êxito da Ébora 2013 e pelo seu 19º aniversário de actividade (que se assinala já em outubro).

Os Correios de Portugal editaram dois selos que reproduzem duas das mais representativas peças de arte de Joana de Vasconcelos.

Cultura Colecionismo Joana Vasconcelos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)