Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

“Senhora ministra, acorde para a vida!”: Ruy de Carvalho lança apelo emocionado pela cultura

Uma centena de profissionais brindou “à ignorância da ministra da Cultura”
Miguel Azevedo 2 de Setembro de 2020 às 01:30
Ruy de Carvalho compareceu ao protesto
Vários profissionais manifestaram-se junto ao Palácio da Ajuda
Ruy de Carvalho compareceu ao protesto
Vários profissionais manifestaram-se junto ao Palácio da Ajuda
Ruy de Carvalho compareceu ao protesto
Vários profissionais manifestaram-se junto ao Palácio da Ajuda
"Senhora ministra, que tristeza, acorde para a vida, não esteja morta. Viva!”. O apelo emocionado foi lançado por um dos mais respeitados e consagrados atores portugueses, Ruy de Carvalho, esta terça-feira, junto ao Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, no âmbito do protesto ‘um drink de copo vazio’ motivado pela ausência de respostas do Governo ao setor da cultura. “Tudo o que nos rodeia é cultura, portanto temos de ter uma ministra à altura da cultura que nós merecemos, assim não!”, referiu ainda o artista, de 93 anos, lembrando que nos 78 anos de carreira como ator nunca teve um responsável pela pasta “tão mau”.

O protesto, organizado pela plataforma cívica Convergência pela Cultura, reuniu cerca de uma centena de profissionais do setor num “brinde à ignorância da ministra” Graça Fonseca. No âmbito da iniciativa, a plataforma apresentou um comunicado público, dirigido ao primeiro-ministro, considerando que António Costa “está muito mal informado em relação à Cultura” e indicando que o maior vazio corresponde à “falta de seriedade, de ética e de transparência” na adoção de medidas apresentadas pelo Governo.

Recorde-se que, há duas semanas, a plataforma Convergência pela Cultura apresentou 10 propostas “que, no conjunto, representam cerca de 30 medidas, com soluções” que acredita poderem “resolver os problemas imediatos dos trabalhadores” do setor “se implementadas”. 
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)