Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Serralves apresenta retrospectiva da obra de Manoel de Oliveira

O Museu de Serralves, no Porto, vai apresentar o mais completo ciclo dedicado à obra do cineasta Manoel de Oliveira, patente ao público entre 18 de Setembro e 9 de Novembro.
10 de Setembro de 2008 às 17:44
O cineasta Manuel de Oliveira terá a sua obra exibida no Museu de Serralves e na Cinemateca Portuguesa
O cineasta Manuel de Oliveira terá a sua obra exibida no Museu de Serralves e na Cinemateca Portuguesa FOTO: d.r.

O ciclo de cinema intitulado "Manoel de Oliveira: ver e rever todos os filmes (e mais alguns ainda...)" foi apresentado, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, onde também esteve presente o realizador português. O ciclo integrase na exposição sobre a obra do cineasta que, desde Julho, já recebeu a visita de 40 mil pessoas,  segundo o director do Museu de Serralves, João Fernandes.

A sessão de abertura realiza-se no próximo dia 18, às 21h30, na qual serão projectados os filmes "Um dia na vida de Manoel de Oliveira" (2001), de Gilles Jacob, director do Festival de Cannes,em estreia absoluta em Portugal. E pela primeira vez no Porto, o filme "Manoel de Oliveira, o Arquitecto" (1993), de Paulo Rocha.

O ciclo integra cerca de meia centena de filmes entre ficção e não-ficção, rodados por Manoel de Oliveira ao longo de 77 anos, desde "Douro, Faina Fluvial", uma curta-metragem documental de 1931 sobre a vida nas margens do rio Douro, até "Cristóvão Colombo - o Enigma" (2007).

A Cinemateca Portuguesa irá também exibir em Lisboa, a partir de 17 Outubro e até ao final do ano, toda a obra cinematográfica do mesmo realizador, num ciclo também integrado nas celebrações dos cem anos do cineasta, numa retrospectiva denominada "2008 - Os cem anos de Manoel de Oliveira".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)