Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Serralves vai integrar Museu Manoel de Oliveira

O Museu de Serralves, no Porto, assina esta sexta-feira um protocolo com a família de Manoel de Oliveira para instalar no museu um núcleo com o espólio do cineasta, num edifício reabilitado pelo arquiteto Siza Vieira.

14 de Novembro de 2013 às 15:46
O espólio do cineasta, que este ano completará 105 anos, vai ficar disponível num edifício afeto ao Museu de Serralves, no Porto
O espólio do cineasta, que este ano completará 105 anos, vai ficar disponível num edifício afeto ao Museu de Serralves, no Porto FOTO: D.R.

Trata-se da garagem do Conde de Vizela, no extremo nordeste do parque do museu, a que serão acrescentadas novas instalações para albergar uma exposição permanente, um anfiteatro de 50 lugares e salas para arquivo e consulta do espólio do realizador portuense que completa este ano o seu 105 º aniversário.

O protocolo será assinado com a presença do secretário de Estado de Cultura, José Barreto Xavier, e o presidente do Conselho de Administração de Serralves, Braga da Cruz, conta com verbas comunitárias para levar em frente o projeto que gostaria de ver concluído no próximo ano, altura em que Serralves perfaz 25 anos.

Vazia fica, para já, a casa projetada por Souto Moura, propriedade da Câmara do Porto, onde chegou a estar planeado instalar o espólio do realizador. A autarquia liderada por Rui Rio e a família de Manoel de Oliveira nunca conseguiram chegar a um acordo.

Cultura Manoel de Oliveira Fundação de Serralves museu espólio
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)