Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Sexo, drogas e meio século

Os Rolling Stones persistem em adiar a idade da reforma numa carreira marcada por escândalos e excelente música
24 de Maio de 2013 às 01:00
sexo, droga, rolling stones, música, escândalos, reforma
sexo, droga, rolling stones, música, escândalos, reforma FOTO: mario anzuoni/reuters



Dois amigos de infância reencontram-se, já adolescentes, numa estação de comboios, começam a falar sobre discos, e quando dão por isso estão noutro século, correspondem à definição de idoso da Organização Mundial de Saúde, mas continuam a fazer música para milhões de admiradores. Tratam-se de Mick Jagger e Keith Richards, os dois maiores vultos dos Rolling Stones, banda recordada a partir de hoje por uma exposição no Rock and Roll Hall of Fame, em Cleveland (EUA), que reúne recordações destes 50 anos de carreira.

Para os britânicos, autores de canções tão marcantes quanto ‘(I Can't Get No) Satisfaction', ‘Ruby Tuesday', ‘Jumpin' Jack Flash' e ‘Sympathy for the Devil', o longo caminho implicou transitar do ‘rythm'n'blues' para o rock, conquistar fãs nos dois lados do Atlântico e, acima de tudo, sobreviver a tudo o que veio associado à fama.

Na era de sexo, drogas e rock'n' roll nada disso faltou aos membros dos Rolling Stones. Ao ponto de Anita Pallenberg, namorada de Brian Jones, abandonar Marrocos na companhia de Keith Richards, no que foi "o último prego na amizade" e terá contribuído para a saída de quem chegou a liderar a banda e foi encontrado afogado na sua piscina.

Os problemas com a justiça dos músicos complicavam a carreira, visto que um ou outro estavam impedidos de reentrar em determinados países. Richards arriscou-se a cumprir pelo menos sete anos de cadeia no Canadá em 1977, quando a polícia encontrou 22 gramas de heroína no seu quarto.

A tudo escaparam, mantendo as digressões que já lhes permitiram tocar cinco vezes em Portugal - a última das quais, em 2007, no Estádio de Alvalade -, sem darem sinais de parar. No próximo mês estreiam-se no Festival de Glastonbury, na sua terra natal.

sexo droga rolling stones música escândalos reforma
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)