Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Sexo garante vida de milionária

Escritora tem fortuna avaliada em 70 milhões.
Hugo Real 23 de Fevereiro de 2015 às 08:37
Jamie Dornan e Dakota Johnson
Jamie Dornan e Dakota Johnson FOTO: D.R.

Em 2011, Erika Leonard James era uma assistente de produção televisiva em Inglaterra, que decidiu demitir-se por telefone quando começou a escrever. Quatro anos depois, E. L. James, como agora é conhecida, é uma das mais bem-sucedidas autoras da História. A trilogia erótica de ‘As 50 Sombras de Grey’ vendeu mais de 100 milhões de livros em todo o Mundo (450 mil em Portugal).

"Os livros são a minha fantasia. Escrevi-os para mim, mas o melhor de tudo é ver que muitas outras pessoas têm fantasias parecidas, por isso não sou nenhuma pervertida", revela a autora.

E o sucesso parece não ter fim, com a primeira adaptação cinematográfica da sua obra a bater recordes de bilheteira. Até ontem, os dados apontavam para receitas globais superiores a 360 milhões de euros, dez vezes mais do que o filme custou a produzir.

Prestes a completar 52 anos (a 7 de março), a autora da literatura ‘porno para mamãs’, como foi classificada pelo ‘The New York Times’, tem já uma fortuna avaliada em 70 milhões de euros. Apesar disso, a sua vida não mudou tanto como seria de esperar. E. L. James continua a viver com o seu marido (Niall Leonard) e com os dois filhos adolescentes (17 e 19 anos) em Londres. A grande diferença é que trocou a sua antiga casa por uma nova, de quatro milhões de euros.

Licenciada em História, Erika assume-se como fã de Stephenie Meyer e foi mesmo a autora da saga ‘Twilight’ que esteve na origem do seu êxito. Isto porque começou a escrever histórias num fórum online, o Fan Fiction, inspirada pelas personagens de Meyer. E foi assim que a aventura sadomasoquista arrancou. O livro apareceu primeiro em formato digital (e-book). E quando chegou às livrarias, tornou-se rapidamente no mais vendido de sempre em Inglaterra. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)