Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

‘Sherlock Holmes’ como nunca se viu (C/ TRAILER)

Guy Ritchie está cada vez mais apostado em provar que é um grande cineasta, sobretudo após ter saído da sombra de Madonna, sua ex-mulher. ‘Sherlock Holmes’, que estreia hoje em Portugal, é disso prova, ao reinventar de modo pouco convencional o mais famoso detective. E confirma a genialidade do realizador britânico na arte de combinar imagens para (re)contar uma história cheia de acção e sarcasmo. Bem à sua maneira.
24 de Dezembro de 2009 às 00:30
Robert Downey Junior é a estrela de 'Sherlock Holmes'
Robert Downey Junior é a estrela de 'Sherlock Holmes' FOTO: direitos reservados

A trama é antiga, mas o olhar não poderia ser mais fresco. Assente numa montagem bem orquestrada, a trama desliza aos comandos de um Robert Downey Jr. genial e genioso, com trejeitos de ‘louco’.

O apurado método dedutivo e poder intelectual do detective ganham asas na edição de imagens. Seja na antecipação da acção futura, através de pensamentos visionários de Holmes – com planos sequenciais frenéticos – ou de flashbacks que justificam a lógica para desvendar qualquer mistério.

Este excêntrico ‘Sherlock’, que recupera a queda para o boxe e até o poder de sedução, chega a abafar Jude Law, o ‘caro Watson’, pois então...

DETALHES

MORADA LONDRINA

Segundo o criador, o médico e escritor britânico Arthur Conan Doyle, ‘Holmes’ viveu em Baker Street, de 1881 a 1903.

OUTROS ACTORES

No cinema ou televisão, nomes como Roger Moore, Peter O’Toole, Rupert Everett, Frank Langella e até Joaquim de Almeida já vestiram a pele de Sherlock Holmes.

RECORDE NO GUINESS

Holmes vem no ‘Livro dos Recordes do Guinness’, como personagem mais interpretada do cinema: mais de 200 filmes.

DE DETECTIVE A HOMEM DE FERRO EM 2010

Depois de um período mais boémio e com a carreira a ziguezaguear, Robert Downey Jr. está de volta ao ‘bom caminho’ e disposto provar a sua versatilidade no grande ecrã. Fechando 2009 com este detective genial, o actor regressa já em 2010 com a sequela de ‘Homem de Ferro’. O novo filme, realizado por Jon Favreau, coloca o milionário ‘Tony Stark’ (Downey Jr.) numa nova encruzilhada. Agora que o Mundo conhece a sua dupla vida, todos o pressionam a partilhar a tecnologia imponente de ‘Iron Man’ com a defesa militar do país. A estreia nos EUA é a 7 de Maio.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)