Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

SHOW DIVERTIDO DE HUMOR ALARVE

Toda a gente conhece o ritual: antes de entrar em qualquer discoteca somos devidamente avaliados pelos 'portas' - nome 'carinhoso' porque são conhecidos os porteiros. E é assim mesmo que começa 'Os Portas', espectáculo que Almeno Gonçalves estreia esta noite no teatro do Casino Estoril, com um elenco de truz: Pedro Lima, Marcantónio Del Carlo, António Melo e António Fonseca.
24 de Setembro de 2004 às 00:00
Um elenco de truz, para uma peça divertida com laivos trágicos
Um elenco de truz, para uma peça divertida com laivos trágicos FOTO: d.r.
Depois de o espectador ser devidamente insultado e ameaçado, à porta do auditório, e de se instalar, meio a medo, na plateia, estes 'portas' começam a dar 'show'. Cantam um rap ranhoso, em que se anuncia a proposta da noite: vão mostrar-nos como é que as pessoas se comportam sexta-feira à noite, com o ordenado no bolso e uma vontade desenfreada de se divertirem. De preferência bebendo o mais possível e arranjando um parceiro para um encontro sexual fortuito.
SUCESSO INTERNACIONAL
'Os Portas', peça original de John Godber (nascido em 1956), tem uma daquelas carreiras que parecem eternizar-se nos palcos britânicos. À semelhança do que acontece, por exemplo, com 'As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos', está há duas décadas em cena e tem conhecido montagens um pouco por todo o Mundo.
E, à semelhança do que acontece com 'As Obras...', não estamos perante uma peça displicente: 'Os Portas' ('Bouncers' no original) foi premiadíssimo nos anos 80, tendo recebido nada menos do que sete prémios da crítica em Los Angeles e cinco em Chicago.
O sucesso explica-se: para além do humor, assumidamente alarve, de um naipe de personagens muito pouco sofisticado, há uma vertente trágica neste mundo das noites que acabam em lágrimas e ressacas.
Quem tenha menos sensibilidade para a componente 'séria' do espectáculo, pode sempre divertir-se a ver Pedro Lima dar corpo à 'sexy Susana', António Melo a chorar por causa do namorado ou Marcantónio Del Carlo, mais conhecido pela Vanessa Feia, a tentar engatar um homem qualquer...
Para ver às quintas, sextas e sábados, às 21h30. Só maiores de 18.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)