Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

SILÊNCIO QUE SE VAI CANTAR O FADO

Numa altura em que se prepara minunciosamente a candidatura do Fado a Património da Humanidade, nada melhor do que dá-lo a conhecer definitivamente a quem vem de fora. Daí se percebe que as actuais edições da EMI-Valentim de Carvalho tenham o seu título redigido em inglês: 'The Best Of Fado' e 'The Art Of Amália Rodrigues'.
23 de Agosto de 2004 às 00:00
Amália Rodrigues
Amália Rodrigues FOTO: Tiago Sousa Dias
Neste caso, um e outro cumprem a função subjacente que levou à sua elaboração: o primeiro o de fazer lembrar o centenário do fado, que este ano se comemora, e o segundo o de recordar que passam cinco anos sobre a morte da grande diva Amália Rodrigues.
'The Best Of Fado 2' reúne, entre outros, Amália Rodrigues, Camané, Alfredo Marceneiro, Mariza, Fernando Farinha, Mafalda Arnauth, Max e Aldina Duarte. Por seu turno, 'The Art Of Amália Rodrigues' volta a juntar, depois do sucesso do primeiro volume, alguns dos grande temas da fadista como 'Madrugada de Alfama', 'Cansaço', 'Grão de Arroz' e 'Abandono'.
Escreve Aldina Duarte no texto de apresentação de 'Best Of Fado - Um Tesouro Português - Vol 2' que "mistério é a outra palavra para o fado, do qual a razão pouco sabe e a alma sabe quase tudo". Mas para quê explicar o fado? O fado ouve-se, descobre-se e quem achar caso disso, chora-se, sente-se e ressente-se.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)