Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

SINDICATO CONTESTA EXTINÇÃO DA FILARMONIA DAS BEIRAS

O Sindicato dos Músicos anunciou ontem uma recolha de assinaturas contra a extinção da Filarmonia das Beiras, que considera um acto “duplamente irresponsável”, por fazer cessar um instrumento de acção cultural e encerrar postos de trabalho.
9 de Outubro de 2004 às 00:00
O abaixo-assinado será depois entregue aos órgãos de soberania. Segundo Carlos Passos, da direcção do Sindicato, a extinção da Filarmonia das Beiras abre um “gravíssimo precedente de irresponsabilidade cultural e social”.
Em comunicado, o Sindicato compromete-se ainda a intervir junto dos órgãos de soberania contra a extinção da orquestra, decidida esta semana em assembleia geral da Associação Musical das Beiras, por incapacidade de integrar com contratos de trabalho os profissionais que a constituíam.
Na nota, o Sindicato recorda ainda que a Filarmonia das Beiras – Orquestra Regional do Centro, foi fundada no âmbito do programa governamental para a criação de uma rede de orquestras regionais, com o objectivo de promover e desenvolver a cultura musical na região e no País.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)