page view

Snape mata Dumbledore

Está desvendado um dos segredos mais bem guardados da história da Literatura: o professor Dumbledore morreu às mãos do maior traidor que já pisou a escola de magia e feitiçaria de Hogwarts, o feiticeiro Snape!

17 de julho de 2005 às 00:00

Este e outros mistérios fazem parte de ‘Harry Potter And The Half-Blood Prince’, o sexto volume da série que, para gaúdio dos milhões de fãs das obras de J. K. Rowling, chegou ontem às livrarias na versão original.

Um pouco por todo o Mundo (Portugal não foi excepção) milhares de jovens fãs aproveitaram o facto das livrarias terem aberto as suas portas à meia-noite para poderem ser os primeiros a comprar o novo livro e entrar no fantástico universo de ‘Harry Potter’, um jovem aprendiz de feiticeiro.

Em Londres, terra natal da personagem, a magia tomou conta de quase todas as ruas onde existe uma livraria.

Com milhares de pessoas nas ruas, a distribuidora da obra aproveitou para montar uma verdadeira operação de charme junto dos fãs, cuja espera foi amenizada pela presença, em carne e osso, de personagens do livro, jogos e sorteios de ‘merchandising’.

E como até o mundo da feitiçaria está cheio de coincidências, a primeira criança a adquirir o livro numa das maiores livrarias londrinas, a Waterstone, foi (ver caixa) a portuguesa Carlota.

Entretanto, no castelo da cidade de Edimburgo, na Escócia, J. K. Rowling também marcou presença no lançamento oficial. Após as 12 badaladas, e num ambiente de grande expectativa, a escritora inglesa leu o primeiro capítulo de ‘The Half-Blood Prince’ – cuja edição portuguesa sai no Outono – para uma plateia de convidados ilustres e 70 crianças que venceram um passatempo no seu ‘site’.

Durante a cerimónia, o ministro britânico da Economia, Gordon Brown, declarou que J. K. Rowling contribuiu mais para o “aumento da alfabetização e hábitos de leitura do que qualquer outra pessoa no Mundo”.

PORTUGUESA FOI A PRIMEIRA

Aos 11 anos, a portuguesa Carlota que fala um inglês perfeito, foi a primeira a comprar, em Londres, ‘Harry Potter And The Half-Blood Prince’.

“Ela vem de Portugal, uma viagem longa para uma jovem fazer numa vassoura!”, brincou um actor vestido de Aldus Dumbledore, o director de Hogwarts, ao entregar o exemplar à criança.

SEGURANÇA

O lançamento de ‘Harry Potter And The Half-Blood Prince’ esteve envolto em medidas de segurança inéditas para que os pormenores da obra não viessem a público antes do lançamento.

J. K. ROWLING

A escritora é a mulher mais rica do Reino Unido, com uma fortuna avaliada em mil milhões de euros.

RECORDE NA 'NET'

Nos Estados Unidos, a rede Barnes & Noble, uma das maiores do país, está a vender cerca de 50 mil cópias por hora através da internet, o que representa um recorde em relação aos anteriores livros da série.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8