Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Só para maiores de 16

‘Bairro' estreia dia 27 de junho nas salas de cinema. Depois será série
28 de Maio de 2013 às 01:00
Maria João Bastos e Francisco Moita Flores na apresentação do filme 'Bairro', em Lisboa
Maria João Bastos e Francisco Moita Flores na apresentação do filme 'Bairro', em Lisboa FOTO: Sérgio Lemos

É um filme português que promete tomar de assalto o grande ecrã como qualquer outro filme made in Hollywood. ‘Bairro' - que começou a ser projetado pela TVI como uma série, mas vai estrear a 27 de junho como filme - tem todos os ingredientes dos filmes norte-americanos: "velocidade, ritmo e ação." Quem o garante é o próprio argumentista, Francisco Moita Flores, autor do livro com a mesma história, ‘O Bairro da Estrela Polar' (Casa das Letras).

"Experimentámos uma abordagem diferente à nossa ficção", conta Moita Flores ao CM. "O cinema europeu em geral, e o português em particular, não costuma ter este ritmo. Nem sequer as séries... Mas esperem por violência. Este filme não é nada cor-de-rosa", avisa.

Com Maria João Bastos no papel principal - o de líder de uma quadrilha com um código de honra muito próprio, que a impede de roubar aos pobres, por exemplo -, o filme decorre num bairro problemático da capital e conta ainda com as participações de Paulo Pires (na pele do polícia que se apaixona pela criminosa) e de Virgílio Castelo (o polícia mais velho que chega para resolver tudo).

Mas é sobretudo para Maria João Bastos que vão os elogios de Moita Flores. "Enquanto atriz, já a tinha visto fazer muitos papéis diferentes, mas neste acho que ela se superou", conclui.

Realizado por Jorge Cardoso, ‘Bairro' chega às salas de cinema pelas mãos da distribuidora Zon. Segundo o administrador Nuno Gonçalves, "será tratado em pé de igualdade como os blockbusters americanos" e "distribuído como foi ‘Velocidade Furiosa 6' e ‘A Ressaca - Parte III'".

A produção, essa, é da Plural Entertainment.

CINEMA FILME 'BAIRRO'
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)