Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Solar de Mateus posa para a Mercedes

Famoso em todo o Mundo por figurar no rótulo de um vinho que é marca de Portugal lá fora, o Mateus Rosa (passe a publicidade...), o Solar de Mateus estará, em 2007, presente no calendário da marca de automóveis Mercedes Benz.
17 de Dezembro de 2006 às 00:00
O Solar de Mateus é um dos mais belos e grandiosos exemplares barrocos existentes no País
O Solar de Mateus é um dos mais belos e grandiosos exemplares barrocos existentes no País FOTO: d.r.
‘Ex-libris’ de Vila Real, em Trás-os-Montes, o palácio desenhado no século XVIII pelo arquitecto Nicolau Nasoni para António José Alvares Botelho Mourão – terceiro morgado de Mateus – aparece na página referente ao mês de Dezembro com um Mercedes classe R estacionado no seu pátio.
‘O carro certo no sítio certo’ é o lema do calendário, cuja tiragem é de 100 mil exemplares actualmente em distribuição por mais de 200 países. As fotografias juntam 12 modelos do construtor alemão com outros tantos locais do Mundo, como por exemplo o bairro Gótico, em Barcelona, ou o Vale do Fogo, nos Estados Unidos.
Construído no local onde o anterior fora demolido 150 anos antes, o Solar de Mateus é hoje considerado um dos mais belos e grandiosos exemplares barrocos existentes em Portugal e foi classificado Monumento Nacional em 1911.
Quase tão conhecidos como a fachada do edifício são os jardins circundantes, cujo desenho foi iniciado em 1933 e concluído em 1963, depois de ter sido alvo de um aumento em 1946. Delineados com buxo e pontuados por canteiros florais, os jardins são separados por um túnel de ciprestes e na sua composição destaca-se a representação do escudo de armas da família Mateus.
Numa perspectiva geral, localiza-se e orienta-se longitudinalmente em relação ao palácio.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)