Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Soldo de ouro à venda por 40 mil euros

Uma das primeiras moedas de ouro batidas em território português, há mais de 1500 anos, é a estrela do leilão da Numisma a realizar na próxima quinta-feira, no Hotel Méridien, em Lisboa.
18 de Novembro de 2007 às 00:00
Medalha comemorativa
Medalha comemorativa
Com 40 mil euros de base de licitação, a moeda, um Soldo de ouro cunhado pelos Suevos entre os anos 410 e 456 em Braga, está classificada como da mais alta raridade pois apenas se conhecem 20 no Mundo.
Javier Salgado, da Numisma, considera-o uma verdadeira preciosidade da numismática portuguesa e um excelente exemplar das primeiras cunhagens de moedas de ouro feitas em território nacional.
Neste leilão com mais de meio milhar de lotes – as principais raridades são leiloadas depois das 21h00 –, vão também à praça três importantes Dinheiros, primeira moeda do reino de Portugal mandada cunhar por D. Afonso Henriques, com valor de licitação entre 5 e 7 mil euros.
Merecem ainda destaque um Tostão de prata de D. Henrique I, do séc. XVI; um Tornês de D. Dinis (séc. XII), muito raro, e uma medalha de prata dourada comemorativa da viagem do Rei D. Carlos e D. Amélia a Inglaterra, em 1904.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)