Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

SONS DO PIANO OUVEM-SE PELA VILA DE ÓBIDOS

Os sons de piano vão encher o burgo medieval de Óbidos durante 12 dias, em cursos e concertos que integram a VIII edição da Semana Internacional de Piano (SIPO 2003).
27 de Julho de 2003 às 00:00
Os pianistas mais novos aproveitam para aprender com os mestres
Os pianistas mais novos aproveitam para aprender com os mestres FOTO: Francisco Gomes
O programa reúne grandes personalidades do mundo da música clássica e promete atrair um público melómano entusiasta.
Este ano, o evento, que se realiza entre amanhã e 8 de Agosto, é especialmente dedicado a Helena Moreira de Sá e Costa, pianista, pedagoga e uma das personalidades mais destacadas da vida musical portuguesa. Será a convidada de honra da SIPO quando comemora os 90 anos.
Ao longo de quase uma década, a SIPO acolheu em Óbidos jovens estudantes de música de 23 países, reunidos no desejo de aperfeiçoar os seus conhecimentos musicais com grandes mestres de renome internacional.
A Associação de Cursos Internacionais de Música Casa da Barbacam (ACIM), entidade organizadora com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos e do Ministério da Cultura, tem como objectivos, a longo prazo, criar em Portugal um núcleo de actividades artístico-culturais de renome internacional que aposte na qualidade e na continuidade das iniciativas.
A nível local, a ACIM tem desempenhado um importante papel no desenvolvimento cultural e turístico da Região Oeste.
Numa perspectiva de valorização profissional, os cursos estão abertos a estudantes em fase de conclusão de estudo ou a pianistas no início de carreira. Devido à sua estrutura, esta iniciativa é considerada única em Portugal: quatro pianistas de renome internacional (Jorg Demus, Vitaly Margulis, Luiz Moura de Castro e Jura Margulis) constituem o núcleo pedagógico da SIPO. Durante 12 dias, estas personalidades dedicam-se ao ensino dos cerca de 40 estudantes participantes, sendo as aulas também abertas ao público.
Paralelamente aos cursos, realiza-se um festival de música composto por sete concertos e/ou recitais.
Ver comentários