Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

SPA anuncia iniciativas de homenagem a Niza

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) manifesta "profundo pesar" pela morte hoje, de José Niza, presidente da mesa da Assembleia Geral desta cooperativa, e "vai programar várias iniciativas de homenagem".
23 de Setembro de 2011 às 14:36
José Niza, Sociedade Portuguesa de Autores, Rui Vieira Nery
José Niza, Sociedade Portuguesa de Autores, Rui Vieira Nery FOTO: Manuel Moreira

Cooperador da SPA, José Niza foi presidente da mesa da Assembleia Geral da cooperativa desde Setembro de 2003, com mandatos renovados para essa função em Novembro de 2006 e em Dezembro de 2010. 

"Foi longo, profícuo e marcante o seu percurso como autor de canções, desde Coimbra, ainda nos anos 50 do século passado, até à intensa e determinante actividade como responsável pela produção e reportório da editora Orfeu/Arnaldo Trindade".

"José Niza é também uma figura indissociável dos grandes combates pela democracia e pela liberdade, sempre com uma rigorosa posição ética e cívica que os seus amigos e companheiros nunca deixaram de sublinhar".

Como director de programas da RTP, escreve a SPA, "bateu-se por uma presença mais forte e digna da música portuguesa no espaço televisivo". 

Como deputado socialista no Parlamento, segundo a SPA, "nunca deixou de lutar pela aprovação de diplomas que assegurassem a defesa dos direitos dos autores e a protecção dos criadores e intérpretes musicais, tendo também dado um contributo de grande relevo para a aprovação de legislação relacionada com a adopção de benefícios fiscais para os autores e instrumentistas e com a cópia privada". 

RUI VIEIRA NERY ASSUME MESA DA ASSEMBLEIA

A SPA faz ainda notar o seu empenho e criatividade como presidente da Mesa da Assembleia Geral da SPA, "tendo estado ligado a uma importante revisão de estatutos da cooperativa em 2009 e 2010". 

Segundo a cooperativa, "à data do falecimento, tinha em preparação um livro de memórias e uma outra obra sobre a experiência por si desenvolvida com o editor Arnaldo Trindade na editora Orfeu". 

"Na última reunião dos corpos sociais em que participou, José Niza defendeu  a realização de um grande espectáculo promovido pela SPA em Coimbra, para homenagear os mais destacados autores e intérpretes do fado de Coimbra e para destacar as novas tendências e talentos daquele género musical", refere a SPA. 

Com a morte de José Niza, "a presidência da Assembleia Geral da SPA fica estatutariamente assegurada pelo cooperador Rui Vieira Nery", musicólogo, professor universitário e comissário da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade. 

Entre as várias iniciativas a programar pela SPA de homenagem a Niza, já em Outubro inaugurará, na sede da cooperativa, em Lisboa, a exposição sobre a canção "E Depois do Adeus" e os seus autores e intérpretes, que já esteve patente em Santarém. 

 

     

José Niza Sociedade Portuguesa de Autores Rui Vieira Nery
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)