Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

STONES SÃO OS MAIS RICOS

Os Rolling Stones foram a banda de rock que mais facturou ao longo da última década. A notícia foi avançada pelo jornal britânico 'Daily Mirror' que revelou que, entre 1989 e 1999, a banda de Mick Jagger terá metido ao bolso nada mais, nada menos do que 1,5 mil milhões de euros, números que reflectem vendas de bilhetes e discos, bem como direitos de autor, 'merchandising', patrocínios e digressões.
23 de Setembro de 2002 às 22:20
Durante a década de 90, os Stones encontraram na digressão 'Bridges to Babilon/No Security' uma das suas maiores fontes de receita, tendo arrecadado a simpática quantia de 400 milhões de euros em apenas dois anos, mais concretamente, entre 1997 e 1999.

A estrada rende

No que respeita a espectáculos ao vivo a banda amealhou como ninguém. Logo em 1989/90, o grupo recebeu cerca de 280 milhões de euros pela digressão 'Steel Wheels' e um pouco mais tarde, em 1994/95, mais 385 milhões pela 'Voodoo Lounge'.

Já este ano e numa altura em que voltaram à estrada com uma digressão comemorativa dos seus quarentas anos de carreira sugestivamente intitulada 'Forty Licks', os Stones esperam meter em caixa perto de 390 milhões de euros, algo de assinalável sobretudo se tivermos em conta que a nova 'tournée' só vai durar seis meses.

Facturar em estúdio

Mas nem só de estrada tem vivido o colectivo britânico. Feitas as contas, o grupo até rendeu mais em estúdio do que no palco.

Na última década, a banda de Londres vendeu mais de 38 milhões de álbuns em todo o mundo, o que rendeu, segundo o 'Daily Mirror', qualquer coisa como 475 milhões de euros, isto sem contar com 120 milhões em direitos de autor e 'merchandising'.

Digressão única

Considerada a melhor banda de rock do mundo, os Rolling Stones encontram-se actualmente nos Estados Unidos, tendo iniciado, no principio deste mês, em Boston, uma digressão que já está a dar que falar e que é considerada a mais ambiciosa e importante de sempre. De resto, desde 1975 que o grupo não iniciava uma 'tournée' que não tivesse por base um álbum de originais.

Ao que parece Mick Jagger e os Rolling Stones capricharam e chegaram mesmo ao ponto de ter ensaiado mais de 120 temas para os cerca de quarenta espectáculos que têm agendados para os Estados Unidos.

Especialmente indicado para fãs, os concertos têm oferecido dos temas mais populares àqueles que só alguns, os mais 'doentes' pelos Stones, conhecem.

‘Forty Licks’ chega dia 30

O tão esperado álbum de carreira, que chega para a semana, inclui um disco de canções dos anos que a banda passou na editora ABKCO e um outro com os maiores sucessos depois de 1971. Incluidos estão também quatro inéditos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)