Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

'Tabu' traz mais um prémio do Festival de Berlim

O filme português 'Tabu', apontado como um dos favoritos ao Urso de Ouro, o galardão principal do Festival de Berlim, recebeu este sábado o Prémio Alfred Bauer. Esta distinção, que homenageia o criador do certame, destina-se a obras inovadoras e coube na edição de 2012 à longa-metragem assinada por Miguel Gomes, cuja acção decorre na actualidade e nos tempos da África colonial.
18 de Fevereiro de 2012 às 19:08
Miguel Gomes conquistou um prémio especial pela sua longa-metragem
Miguel Gomes conquistou um prémio especial pela sua longa-metragem FOTO: Fabrizio Bensch/Reuters

O Prémio Alfred Bauer vem somar-se ao Prémio FIPRESCI, atribuído pelos críticos presentes em Berlim, que já tinha sido anunciado na véspera.

Ainda melhor recepção teve a curta-metragem 'Rafa', que valeu a João Salaviza o Urso de Ouro nessa categoria, depois de em 2009 'Arena' ter conquistado a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

IRMÃOS ITALIANOS VENCEM URSO DE OURO

O Urso de Ouro do Festival de Berlim entre as longas-metragens foi para 'Cesare deve Morire', dos irmãos italianos Paolo e Vittorio Taviani, sobre uma encenação do 'Júlio César' de William Shakespeare numa cadeia.

O Grande Prémio do Júri coube a 'Just the Wind', de Bence Filegauf, que relata a xenofobia que os emigrantes romenos enfrentam na Hungria, enquanto o Urso de Prata para o Melhor Realizador foi recebido por Christian Petzold devido a 'Barbara'.

O Urso de Prata de Melhor Actor foi para Mikkel Boe Folsgaard, por 'A Royal Affair', e o de Melhor Actriz foi atribuído a Rachel Mwanza, pelo seu papel em 'War Witch'.

Miguel Gomes Tabu João Salaviza Rafa Festival de Berlim Urso de Ouro Prémio Alfred Bauer FIPRESCI
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)