Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

Tal qual Feio teria querido

Foi a festa que António Feio queria – e tal como a concebeu: com muita alegria e isenta de lágrimas. "Isto só não foi encenado por ele porque, infelizmente, o António nos deixou antes de tempo", disse fonte da UAU ao apresentar, anteontem à noite, no Auditório dos Oceanos do Casino Lisboa, a festa de lançamento do livro ‘Aproveitem a Vida’, que o actor escreveu com a editora Maria João Costa nos últimos meses de vida, enquanto lutava contra o cancro no pâncreas.
15 de Setembro de 2010 às 00:30
José Pedro Gomes leu uma carta que escreveu ao amigo António Feio
José Pedro Gomes leu uma carta que escreveu ao amigo António Feio FOTO: Tiago Sousa Dias

O espírito que perpassa pela obra é exactamente o mesmo que dominou o espectáculo: positivo! Reservada a convidados, a noite revelou-se um desfile de surpresas – a começar com as próprias filhas de António Feio, Bárbara e Catarina, que premiaram os presentes com a canção ‘Quem Diria’, composta propositadamente para o actor pela cantora Susana Félix.

De resto, todos os ‘artistas’ que subiram ao palco – entre profissionais e não profissionais – responderam ao desafio que lhes foi lançado por António Feio. E houve direito a tudo: desde leitura de poemas ou de excertos de peças, a números cómicos, bailados ou momentos musicais (com as prestações da banda Feio & Friends ou do Rouxinol Faduncho de Marco Horácio). Nem faltou a stand-up comedy, com os muito aplaudidos Eduardo Madeira e Aldo Lima.

José Pedro Gomes, o cúmplice do costume de António Feio, leu, logo no início da apresentação do livro, uma carta que escreveu para o amigo, agradecendo-lhe o convívio de muitos anos, e deixou esta promessa: "Como tu querias, vamos tornar cada reunião de amigos teus numa grande festa." A noite encerrou com o hino dos Monty Python ‘Always Look at the Bright Side of Life’ [‘Olhem sempre para o lado fixe da vida’]. E, já agora... Porque não? Da morte também.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)