Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
1

Taschen lança livro sobre Siza Vieira

A obra completa do arquiteto Álvaro Siza Vieira foi reunida num livro de 500 páginas, editado pela Taschen.
1 de Abril de 2013 às 15:48

Siza Vieira tornou-se no primeiro português a figurar numa coleção dedicada a grandes figuras da arquitetura contemporânea. 

Intitulado ‘Álvaro Siza. Complete Works 1952-2013’, o livro, em edição multilíngue - português, espanhol e italiano - está disponível a partir desta segunda-feira, no site da editora alemã.

A obra é assinada por Philip Jodidio, um especialista em História da Arte que tem vindo a colaborar com a editora na coleção ‘Architecture Now!’, na qual tem reunido monografias sobre arquitetos como Tadao Ando, Norman Foster, Richard Meier, Jean Nouvel ou Zaha Hadid.

Tal como no caso dos arquitetos anteriores, Philip Jodidio trabalhou diretamente com Álvaro Siza, 79 anos, nascido em Matosinhos, vencedor do Prémio Pritzker em 1992.

Na apresentação do livro, a Taschen recorda a justificação do júri aquando da atribuição do Pritzker a Siza: as formas parecem "moldadas pela luz, [e aparentam] uma enganadora simplicidade; são honestas. Resolvem diretamente os problemas do desenho. A simplicidade, depois de um exame mais de perto, revela uma grande complexidade".

O livro percorre as várias obras de Álvaro Siza espalhadas pelo mundo, desde o Pavilhão de Portugal (Lisboa) e do Bairro da Bouça (Porto), à Igreja de Santa Maria (Marco de Canaveses) e à Piscina das Marés (Leça da Palmeira), da Biblioteca da Universidade de Aveiro e da Fundação Iberê Camargo (Brasil), à casa de Oudenbourg (Bélgica).

Recorda-se ainda que Álvaro Siza Vieira estabeleceu o seu atelier no Porto, em 1954, onde desenvolveu a sua prática da arquitetura, e dedicou-se também à docência na Universidade daquela cidade.

No site da Taschen, o livro é apresentado a um preço de 99,99 euros.

taschen siza vieira arquiteto livro obra completa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)