Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
5

TEATRO DE ALMADA ESTREIA O JOGADOR DE DOSTOIEVSKY

A Companhia de Teatro de Almada estreia hoje, no Teatro Municipal daquela cidade, a partir das 21h30, 'O Jogador', adaptação cénica de uma das mais conhecidas novelas de Fiodor Dostoievsky, que nos chega em versão cénica e encenação do encenador russo Vladislav Pazi.
19 de Maio de 2004 às 00:00
A actriz São José Correia
A actriz São José Correia FOTO: Natália ferraz
Trata-se de um reconhecido especialista na obra dostoievskiana que já montou esta peça em vários teatros russos, mas também nos Estados Unidos (Ópera de São Francisco e Ópera Metropolitana de Nova Iorque) e em Paris (Teatro dos Campos Elísios).
Esta obra de Dostoievsky - assumidamente autobiográfica - conta- -nos a história de um jovem que não consegue resistir ao vício do jogo e mergulha, conscientemente, no abismo do endividamento. Tutor ao serviço de uma família da aristocracia russa decadente, joga não para ganhar, mas para perder, como Dostoievsky explicava o seu próprio vício.
NATURALISMO
Uma mais-valia deste espectáculo pode ser, também, a direcção de actores. Pazi trabalha dentro do modelo de teatro stanislavskiano, que procura a identificação entre o actor e a personagem e que está na base da criação do Actors' Studio, nos Estados Unidos.
Algumas das maiores interpretações da história do cinema norte-americano foram conseguidas ao abrigo deste método, desenvolvido na América pelo seguidor de Stanislavski, o não menos famoso Lee Strasberg.
No 'Jogador' de Almada - que estará em cena até 27 de Junho - teremos a oportunidade de ver, entre outros actores, as interpretações de São José Correia, Marques d'Arede, Francisco Costa e Teresa Gafeira. André Louro dará cara e corpo ao protagonista, o jovem Aleksey.
A cenografia e os figurinos são de Malgorzata Zack e o desenho de luz de José Carlos Nascimento. Para ver de quarta a sábado às 21h30 e domingos às 16h00.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)