Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Teatro de Vila Real assinala 10 anos de vida

O Teatro de Vila Real comemora 10 anos de atividade em 2014, uma década de “afirmação cultural” e de “conquista de novos públicos” que vai ser assinalada a 19 de março com um espetáculo de Rodrigo Leão.

16 de Janeiro de 2014 às 16:09
Fachada do Teatro de Vila Real, inaugurado no dia 19 de março de 2004
Fachada do Teatro de Vila Real, inaugurado no dia 19 de março de 2004 FOTO: D.R.

“O Teatro de Vila Real é um projeto conseguido”, disse à Lusa o presidente do município, Rui Santos.

O autarca fez um balanço positivo destes 10 anos de atividade, mas referiu que houve também “contratempos e problemas”.

“O primeiro é o facto de o teatro ter sido inicialmente pensado para funcionar no âmbito de uma empresa municipal, a Culturval, que teve que ser extinta por imposição deste Governo, o que trará obvias dificuldades na gestão do dia-a-dia de toda esta área da cultura”, salientou.

O autarca explicou que se está a concluir o processo de internalização dos serviços culturais no município, estando a decorrer o concurso para admissão de pessoal, um processo que prevê estar terminado dentro de “dois a três meses”.

A casa de espetáculos é, para o presidente, “uma aposta ganha mas tem de ser agora reequacionada e adaptada a uma nova realidade”.

“E a nova realidade é o fim da empresa cultural e os constrangimentos que implica gerir uma estrutura como o teatro municipal no âmbito das restritas regras da administração pública, dos contratos públicos e da contratação pública”, sublinhou.

O Teatro Municipal de Vila Real, que teve um investimento de dez milhões de euros, abriu as portas no dia 19 de março de 2004, numa cerimónia que contou com a presença do então primeiro-ministro, Durão Barroso.

Cultura Teatro Teatro de Vila Real dez anos de existência celebração Rodrigo Leão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)