Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

TEATRO INVADE RUAS DE STA. MARIA DA FEIRA

Pelo terceiro ano consecutivo Santa Maria da Feira prepara-se para realizar o Imaginarius-Festival Internacional de Teatro de Rua que, pelo prestígio das companhias de teatro convidadas e pela qualidade dos espectáculos, é considerada uma das manifestações mais importantes do género a nível europeu.
3 de Setembro de 2003 às 00:00
 O festival foi apresentado de uma maneira algo insólita
O festival foi apresentado de uma maneira algo insólita FOTO: Baía Reis
Promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, sob a direcção artística do festival Sete Sóis Sete Luas, o Imaginarius decorrerá entre os dias 5 e 14 deste mês e tem como objectivo implantar em Portugal o teatro de rua, considerado ainda como o "parente pobre" do teatro de sala.
"Esta terceira edição confirmará o papel de referência nacional e internacional do festival, cumprindo a sua função de desenvolvimento de novas expressões artísticas e de promoção de uma verdadeira democratização do acesso à cultura", disse Carlos Martins, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, na apresentação à Imprensa.
Participam no festival 26 companhias de teatro que mobilizam mais de 500 artistas e técnicos de Portugal, Espanha, França, Roménia, Inglaterra, Alemanha e Itália. A novidade desta edição é a presença do "teatro circo", nova forma de arte circense.
A participação de grandes companhias internacionais permite a continuidade da aposta na qualidade da iniciativa. Nesta edição haverá um espaço destacado para as companhias portuguesas e as tradições populares nacionais.
"O teatro de rua pretende ter uma grande interactividade com o público e, por isso, o Imaginarius contribuirá para solidificar a importância das artes de rua e dinamizar um verdadeiro espírito cultural e das próprias estruturas sociais", afirmou Carlos Martins, que estava acompanhado de Renzo Barsotti, do Sete Sóis Sete Luas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)