Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

‘Terra Nova’: Épico da sobrevivência filmado em alto-mar

Filme, que esta quinta-feira chega às salas de cinema, foi inicialmente idealizado por Nicolau Breyner.
Vanessa Fidalgo 28 de Outubro de 2021 às 08:55
‘Terra Nova’ tem por base ‘O Lugre’, de Bernardo Santareno. Estreia, finalmente, nas salas de cinema nacionais
‘Terra Nova’ tem por base ‘O Lugre’, de Bernardo Santareno. Estreia, finalmente, nas salas de cinema nacionais FOTO: Direitos Reservados
O muito aguardado ‘Terra Nova’, filme português rodado em alto-mar com Virgílio Castelo, João Reis, Vítor Norte e João Catarré nos principais papéis, chega esta quinta-feira finalmente às salas de cinema.

Baseada na obra literária ‘O Lugre’, de Bernardo Santareno, a película acompanha a viagem do bacalhoeiro ‘Terra Nova’, quando num mau ano de pesca o capitão decide arriscar uma travessia nunca antes tentada até à Gronelândia à procura de peixe. Quando as tempestades e o frio do Atlântico Norte se abatem sobre a tripulação, o medo e os conflitos agudizam-se, numa luta intrépida pela sobrevivência contra o mar e entre os homens, qual delas a mais mortífera.

‘Terra Nova’ foi filmado durante seis meses, tendo somente o navio e o mar como cenários, numa longa travessia marítima entre auroras boreais, fiordes e o temperamental mar do Norte, desde a Noruega até à Holanda, com algumas cenas adicionais filmadas em Portugal.

O projeto foi inicialmente pensado por Nicolau Breyner. Apesar da morte do ator e realizador (em 2016), a produtora decidiu avançar com o filme, colocando Artur Ribeiro, colaborador próximo de Breyner, no posto de ‘comandante’ da realização e autor do argumento. Joaquim Leitão é um dos produtores.

OUTRAS ESTREIAS
‘O Último Duelo’
Com Matt Damon e Ben Affleck, e realizado por Ridley Scott, ‘O Último Duelo’ ambienta-se em França, no ano de 1386.

‘À Solta na Internet’
Neste documentário de Barbora Chalupová e Vít Klusák, 3 atrizes com ar juvenil fazem-se passar por crianças de 12 anos e criam falsos perfis num chat da internet. O resultado é estarrecedor.

‘A Família Adams 2’
É o regresso das aventuras de Mortícia e Gomez, que resolvem fazer-se à estrada com uma velha autocaravana para umas últimas “miseráveis” férias em família.
Ver comentários