Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Terror holandês vence Fantasporto

Um thriller psicológico vindo da Holanda foi o grande vencedor da 31ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto, que encerra hoje no Teatro Rivoli. ‘Two Eyes Staring’ conta a história de uma menina de nove anos visitada pelo fantasma da irmã da sua mãe, que teve uma morte tão prematura quanto tenebrosa.
6 de Março de 2011 às 00:30
Fantasporto premiou obras como ‘Two Eyes Staring’ (na foto), ‘I Saw the Devil’, ‘A Serbian Film’ e ‘The Housemaid’
Fantasporto premiou obras como ‘Two Eyes Staring’ (na foto), ‘I Saw the Devil’, ‘A Serbian Film’ e ‘The Housemaid’ FOTO: D.R.

‘Two Eyes Staring’, que nasceu de uma conversa entre o realizador e co-argumentista Elbert Van Strien e o seu terapeuta, será agora alvo de um remake em Hollywood, com Charlize Theron a assumir o papel da mãe confrontada com segredos que preferia deixar esquecidos. Pode até bem ser que a nova versão apareça numa edição futura do Fantasporto, contribuindo para uma presença mais forte do cinema norte-americano do que a verificada na edição de 2011 do festival dirigido por Mário Dorminsky.

Na Semana dos Realizadores, cujo júri era constituído por Maria de Medeiros e pelos realizadores Tiago Guedes e Stefan Le Lay, houve um domínio absoluto do cinema sul-coreano. ‘The Housemaid’, de Im Sang-soo, foi considerado o melhor filme da secção, recompensando a crónica dos efeitos catastróficos de um ‘affair’ de um homem com a sua criada.

Repetente nos prémios do festival portuense é o também sul-coreano Kim Jee-woon (a quem coube o prémio de Melhor Realizador), responsável por muitos calafrios por ‘A História de Duas Irmãs’, e que este ano venceu na secção oficial Orient Express com ‘I Saw the Devil’. Trata-se de um policial cruzado com filme de terror em que um agente fica consumido pelo desejo de vingança depois de a mulher, grávida, tornar-se a última vítima de um serial killer.

Mais chocante é ‘A Serbian Film’, galardoado com o Prémio Especial do Júri, muito embora poucos sejam capazes de suportar a extrema violência da história de um actor de filmes porno que aceita o convite de um realizador visionário para ser o protagonista de uma obra que mistura sexo e sangue. Já o público do ‘Fantas’ preferiu ‘Adèle Blanc’, de Luc Besson, em que a protagonista combate múmias.

FILMES PREMIADOS PODEM SER VISTOS HOJE NO RIVOLI

O último dia da edição de 2011 do Fantasporto vai permitir aos cinéfilos apurar se o palmarés é o mais acertado, pois desde o início da tarde serão projectados os maiores destaques do festival no grande e nos auditórios do Teatro Rivoli.

Os primeiros filmes que serão exibidos hoje são o sul-coreano ‘The Housemaid’ (15h00, no grande auditório) e o sul-americano ‘Carancho’ (15h15, no pequeno), ficando para hora mais tardia o vencedor ‘Two Staring Eyes’ (21h15, no grande auditório) e ‘A Serbian Film’ (23h15, no mesmo local).

fanasporto filmes cinema prémios terros
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)