Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Theatro Circo de Braga e Gaya 2015 vão ter postais

Iniciativa dos CTT marca o início de setembro.
J. Pires Santos 1 de Setembro de 2015 às 14:39
Selo com a sala do Theatro Circo de Braga
Selo com a sala do Theatro Circo de Braga FOTO: D.R.

Os CTT vão editar nesta primeira semana de setembro dois inteiros postais e uma emissão filatélica. Quarta-feira, dia 2, será editado o inteiro postal comemorativo da inauguração da Gaya 2015 – 25ª Exposição Filatélica Nacional e Inter-Regional – na Escola Secundária Almeida Garrett, de Vila Nova de Gaia, numa organização do Clube de Colecionadores de Gaia.


Este excelente postal, alusivo ao maior evento filatélico que se realiza este ano em Portugal, reproduz a guitarra de Coimbra e é comemorativo dos 100 anos da ‘Samaritana’ e dos 150 do nascimento de Álvaro Cabral, poeta gaiense, autor da letra da ‘Samaritana’.

A emissão filatélica comemorativa do bicentenário do nascimento de S. João Bosco está prevista para 3 de setembro, quinta-feira. É composta de um selo de 0,45 euros e de um bloco com o valor de 2,50 euros, e tem design de Miguel Mendes.


O Theatro Circo de Braga comemora este ano o centenário de inauguração e os CTT associaram-se à efeméride emitindo um belo inteiro postal que reproduz na frente o selo com imagens do teatro e o carimbo alusivo. No verso apresenta uma imagem da excelente sala deste teatro centenário.

Recorde-se que na inauguração do Theatro Circo, a 21 de abril de 1915, esteve presente a companhia do Éden Teatro de Lisboa, que apresentou a opereta de Ruggero Leoncavallo ‘A Rainha das Rosas’, com Palmira Bastos no papel principal, sob a direção de José Galhardo.

O inteiro postal do Theatro Circo será editado a 4 de setembro, sexta-feira, com porte para correio doméstico, e tem design de João Castro e uma edição de três mil exemplares.

Para os dois inteiros postais e emissão filatélica serão editados pelos Correios de Portugal carimbos comemorativos dedicados a cada uma das emissões.

De 2 a 6 de setembro decorre a Exposição Filatélica Nacional – Gaya 2015 e todos os dias os CTT editam um carimbo comemorativo, com as imagens já divulgadas na semana passada.


No próximo dia 6, domingo, o Núcleo Juvenil – O Bichinho do Selo realiza uma mostra filatélica em Armação de Pêra, comemorativa dos 80 anos do Clube de Futebol Armacenenses.

Os CTT vão editar uma marca postal alusiva da efeméride que reproduz o logo da entidade aniversariante. O posto de correio estará à disposição dos colecionadores das 10h00 às 10h30, na sede do Clube na Rua Álvaro Gomes, em Armação de Pêra.

colecionismo CTT Gaya 2015 Theatro Circo de Braga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)