Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

TMN lança estratégica para a música

A TMN apresentou esta quinta-feira a iniciativa Música no Máximo, que inclui uma plataforma musical na internet, uma sala de espectáculos em Lisboa e uma estação de rádio.

24 de Março de 2011 às 20:36
Miguel Ângelo foi um dos músicos que estiveram na apresentação
Miguel Ângelo foi um dos músicos que estiveram na apresentação FOTO: Diogo Pinto

Música no Máximo é um novo conceito apoiado em quatro pilares: O festival Sudoeste TMN e a rádio homónima, o TMN ao vivo, vários festivais espalhados pelo País e o Music Box, serviço gratuito de download de músicas (limitado a dez por mês).

 

A organização do festival Sudoeste TMN quer que os jovens tenham acesso a boa música 365 dias por ano e defende que o melhor modo para fazê-lo será através da rádio.

 

A nova estação, cuja emissão arranca esta sexta-feira, contará com a participação de figuras como Raquel Strada e Rui Maria Pêgo, que apresentarão o programa da manhã.

De acordo com Luís Montez, dono de várias estações de rádio (incluindo a Rádio Amália) e da promotora de espectáculos Música do Coração, a Rádio Sudoeste TMN, além de passar “música mais acessível”, irá privilegiar sons mais alternativos e novos cantores portugueses.

 

As frequências da estação são 100.8 FM (Lisboa) e 102.7 FM (Porto), podendo também ser seguida na internet, através do site radiosw.tmn.pt.

Espectáculos ao vivo em Lisboa

 

Outro dos pilares desta plataforma musical é o TMN ao Vivo , um novo espaço em Lisboa (antigo Armazém F) dedicado à música nacional e à divulgação da mesma.

 

A partir de Maio, o local estará aberto com vários espectáculos agendados. O conceito estende-se também a experiências internacionais, proporcionando aos clientes a possibilidade de irem ver concertos internacionais. Assim sucederá na actuação da banda norte-americana Black Eyed Peas no mês de Junho, em Paris.

 

Music Box é outro dos serviços da TMN, através do qual os clientes têm acesso a quatro milhões de músicas e podem criar as suas ‘playlists’. Durante a apresentação, a empresa realçou que todos os direitos de autores serão salvaguardados.

 

Para acompanhar todas os avanços no mundo da música, a TMN criou o site musicanomaximo.tmn.pt, onde se encontra as tendências e a programação de todos os eventos musicais ligados à empresa.

 

Zeinal Bava quer "plataforma para a língua e música portuguesa"

A apresentação começou com uma intervenção de Zeinal Bava, presidente do conselho da administração da TMN, onde este disse que a empresa “deve ser uma plataforma para a língua e música portuguesa”.

 

Olavo Bilac, vocalista dos Santos e Pecadores, afirmou que a iniciativa irá alertar “a consciência das pessoas para o facto de haver um artista por detrás das músicas que se tiram da internet  e que este deve ser pago pelo seu trabalho”, referindo-se,  especificamente, ao trabalho do Music Box.

 

Já Miguel Ângelo referiu que “temos uma sala de espectáculos, uma rádio e festivais – a tenda está bem montada”.

TMN Zeinal Bava Sudoeste Miguel Ângelo Olavo Bilac Luís Montez Música no Coração
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)