Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
6

Tobis: Venda continua por concluir

A venda da Tobis está por concluir e os trabalhadores continuam sem saber a identidade do comprador, disse esta terça-feira um dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações e do Audiovisual (SINTTAV) à Agência Lusa.

25 de Outubro de 2011 às 20:07
António Caetano reuniu-se hoje com Francisco José Viegas
António Caetano reuniu-se hoje com Francisco José Viegas FOTO: Lusa

António Caetano falava à Agência Lusa no final de uma reunião com o secretário de Estado da Cultura, realizada hoje, em Lisboa, a pedido do sindicato.

"A nossa expectativa era que o senhor secretário [de Estado da Cultura] tivesse novidades, nomeadamente que o tão falado negócio da alienação da Tobis estivesse concluído", referiu o sindicalista.

"Não foi isso que obtivemos, antes por outro lado o que ele nos veio transmitir foi de que realmente o mesmo está a decorrer, que até agora não nos vai poder dizer mais nada. Continua a dizer que seremos sempre os primeiros a saber quando o mesmo estiver concluído e mais nada. Foi a informação que nos deu", acrescentou.

António Caetano disse ainda que os trabalhadores continuam a desconhecer a identidade dos compradores. O sindicalista referiu ainda que "nas entrelinhas ficou a perceber-se que a conclusão do negócio está para breve".

Questionado sobre os salários, o sindicalista disse que o de Setembro já foi pago e que o secretário de Estado os informou de que estão a desenvolver todos os esforços para que o de Outubro seja pago a tempo.

A Tobis, com 96,4 por cento do capital do Estado, tem um passivo na ordem dos oito milhões de euros, segundo declarações do secretário de Estado em meados deste mês na Assembleia da República. O Estado está a negociar a venda do capital da empresa, desconhecendo-se até ao momento quem é o comprador. A Tobis é a mais antiga produtora de cinema em Portugal, ainda que nos últimos anos esteja mais vocacionada para a pós-produção. Tem perto de 80 anos e 50 trabalhadores.

tobis francisco josé veigas antónio caetano
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)