Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

TODA A VERDADE EM LIVRO SOBRE MISS COCO CHANEL

A vida e obra da famosa estilista Coco Chanel são evocadas num livro agora lançado pela Bizânicio.
12 de Julho de 2002 às 22:17
Em “Coco Chanel, Um Perfume de Mistério”, a jornalista Isabelle Fiemeyer assina, mais do que uma biografia, um retrato íntimo que esboça, num estilo romanesco, a verdade fragmentada de uma rapariguinha abandonada que se tornou uma das figuras mais importantes do século XX.

Esta narrativa baseia-se em testemunhos e arquivos inéditos, captando, por detrás da imagem pública, uma personalidade secreta e atormentada. “À grande inovadora que libertou a silhueta feminina, que criou uma moda que reflecte a simplicidade do século XX, que deu uma imagem de respeitabilidade às jóias de fantasia, que foi o primeiro grande costureiro a lançar um perfume, que nunca receou ser imitada, que teve a coragem, como um antigo campeão, de regressar em 1954 (...) Àquela cujas criações passadas influenciam a moda de hoje. A Chanel, pelos seus contributos passados, presentes e futuros”.

Foi com estas palavras que, em 1957, Stanley Marcus, proprietário dos armazéns norte-americanos, entregou a Mademoiselle Chanel o “Neiman Marcus Award”, prémio atribuído a uma personalidade da moda.

Mulher que impôs o seu estilo e a sua imagem, Coco Chanel costumava dizer que “uma mulher está sempre vestida de mais, nunca bastante elegante”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)