Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
4

Tool mostram odisseia

Menos de seis meses após a passagem pelo Festival Super Bock Super Rock (SBSR), onde assinaram uma das mais aplaudidas actuações, os norte-americanos Tool estão de regresso a palcos nacionais.
5 de Novembro de 2006 às 00:00
O concerto, esta noite no Atlântico, reveste-se de particular expectativa, já que se trata da primeira apresentação ‘indoor’ da banda em Portugal. Uma situação que poderá potenciar o espectáculo, já que o Atlântico permitirá (pelo menos em teoria) conjugar de forma mais intensa o heavy progressivo e toda a delirante componente cénica que habitualmente o grupo utiliza.
Na verdade, em palco os Tool primam pela singularidade, não se limitando ao simples debitar do repertório. A cada canção corresponde sempre uma específica ambiência, facto que faz de cada concerto uma experiência única para os sentidos.
Liderados pelo carismático Maynard James Keenan, que prefere a penumbra aos holofotes, os Tool trazem para apresentar o novo ‘10.000 Days’, uma odisseia de metal progressivo que servirá, com certeza, de ponte para a recuperação de temas dos anteriores registos, nomeadamente de ‘Aenima’, álbum que lhes valeu, em 1997, a conquista de um Grammy.
Outro dos motivos de interesse da jornada desta noite reside na primeira parte, a cargo dos Mastodon, uma das mais competentes bandas de metal da actualidade, como atesta o facto de já terem sido classificados como uma das 25 melhores formações de sempre ao vivo.
O grupo, que o ano passado tão boa conta de si deu também no SBSR, vem mostrar o recente ‘Blood Mountain’, seu terceiro registo de originais e portentoso tratado heavy que o coloca na lista dos melhores trabalhos do género em 2006.
Os bilhetes para esta jornada de peso custam entre 25 e 35 euros e encontram-se à venda nos locais habituais.
As portas do Atlântico abrem às 19h00 e os Mastodon sobem ao palco às 20h30. Os Tool, estarão em palco por volta das 21h45.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)