Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
7

Toureiro Mário Coelho é imortalizado com estátua em Vila Franca de Xira

Cerimónia de inauguração da escultura do matador de toiros decorre este sábado, às 17h00, na sua terra natal.
Hélder Ramalho 19 de Outubro de 2019 às 10:23
Mário Coelho
Mário Coelho FOTO: Bruno Colaço
É inaugurada este sábado a estátua de homenagem a Mário Coelho, em Vila Franca de Xira. A cerimónia, promovida pela câmara municipal, está agendada para as 17h00, no largo da Igreja Matriz. O antigo matador de toiros, de 83 anos, sente um "orgulho imenso" com este reconhecimento da terra que o viu nascer.

Foi precisamente no largo que acolhe agora o monumento que Mário Coelho brincou "pela primeira vez ao toiro".

"Sinto-me um homem feliz e grato à câmara municipal, que teve a ideia de colocar a estátua no local com maior significado para mim. É um dos sítios mais nobres da terra. Foi o meu parque infantil, das brincadeiras de criança", recorda ao CM.



Mário Coelho deixou Vila Franca muito "jovem, inculto, impreparado". Daqui saiu para Espanha, "com uma força extraordinária e confiança nas capacidades artísticas, físicas e mentais".

Tornou-se nome grande do toureio mundial, triunfou nas principais praças de Espanha, França e América Latina, privou com famosos como Ernest Hemingway, Orson Welles ou Ava Gardner. Fez fortuna. Despediu-se das praças em 1990, mas não deixa de "ser toureiro".

PORMENORES
Pedra e bronze
Da autoria do escultor Paulo Moura, de Carrazeda de Ansiães, a estátua vai ter 2,60 metros de altura, divididos entre pedra e bronze.

Hemingway
A viagem de 5 horas entre Valladolid e Madrid tornou-se numa aventura inesquecível de 7 dias para Mário Coelho e o escritor.

Ava Gardner
O matador teve uma relação próxima com a atriz. "Uma mulher muito interessante, aficionada, que morreu cedo demais e que nunca foi feliz."
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)