Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Três actores e um urso

Um actor (Diogo Dória), uma bailarina (Sílvia Pinto Coelho), um esgrimista (João Machado) e um urso (Pedro Núñez) interpretam ‘O Homem e o Urso’, espectáculo que a companhia Máquina Agradável estreia dia 25 de Agosto, às 21h00, no Teatro do Bairro, em Lisboa, como proposta de revisão do célebre – e polémico – ensaio de Heinrich von Kleist ‘Sobre o Teatro de Marionetas’. Ao longo de um mês e uma semana, os intérpretes, dirigidos por Lígia Soares, discutiram o original do séc. XVIII e escreveram um novo texto em que o problematizam. Com humor. Com ironia. Com pertinência. E não hesitando sequer em exporem-se a si próprios e às suas máscaras.
24 de Agosto de 2011 às 00:30
O actor Diogo Dória e a bailarina Sílvia Pinto Coelho integram o elenco deste espectáculo dirigido por Lígia Soares
O actor Diogo Dória e a bailarina Sílvia Pinto Coelho integram o elenco deste espectáculo dirigido por Lígia Soares FOTO: d.r.

Num palco aberto, sem cenário, os actores cantam, dançam, esgrimam, falam directamente para o espectador, interpelando-o com as suas interrogações sobre a natureza da arte, sobre a condição humana, sobre a essência da política e do teatro.

A encenadora, Lígia Soares, admite que este foi um trabalho "arriscado" e que muito deve à generosidade dos intérpretes.

"À medida que íamos discutindo o texto do Kleist, eu gravava as conversas e distribuía as falas. Algum do texto foi também criado a partir das improvisações que fazíamos e que dirigi no sentido de conduzirem os actores à fala", revela.

O texto de Kleist - que originou uma discussão em torno da arte do actor que durou dois séculos e teve consequências em várias teorias teatrais elaboradas já no século XX - é aqui revisto de forma irónica.

Lígia Soares diz que o espectáculo "não pretende afirmar nada".

"Defendemos o discurso não como afirmação de algo, mas como tentativa de compreensão da realidade", conclui.

A Máquina Agradável, companhia que existe desde 2000 para dar resposta às urgências criativas de Lígia e Andresa Soares, vai apresentar ‘O Homem e o Urso' no Teatro do Bairro até 2 de Setembro, sempre às 21h00. Depois, leva-o em digressão pelo País.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)