Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

Três bailados num só espectáculo

A Companhia Nacional de Bailado apresenta um espectáculo no Auditório Municipal de Portimão, no dia 27 de Abril, a partir das 21h30.
21 de Abril de 2008 às 00:30
A Companhia Nacional de Bailado surgiu em 1977 e é hoje a maior instituição de dança em Portugal
A Companhia Nacional de Bailado surgiu em 1977 e é hoje a maior instituição de dança em Portugal FOTO: direitos reservados

O espectáculo de dança é composto por três criações de diferentes coreógrafos. A Companhia Nacional de Bailado começa a sua apresentação com ‘Front Line’, da autoria de Henri Oguike, inspirada no Quarteto de Cordas n.º 9, de Dmitri Shostakovich. ‘Front Line’ conta com a interpretação ao vivo do Quarteto Viana da Motta, composto por António Figueiredo, Rodrigo Gomes, Hugo Diogo e Irene Lima.

Segue-se ‘Lento para Quarteto de Cordas’, uma criação de Vasco Wellenkamp, director artístico da companhia. Neste bailado recriam-se as emoções ligadas à música de Anton Webern.

A última coreografia apresentada é da autoria de Mauro Bigonzetti e intitula-se ‘Cantata’ e tem música do Gruppo Musicale Assurd. Neste momento de dança, faz-se homenagem à cultura e tradição musical de Itália, alusiva à beleza mediterrânica.

A Companhia Nacional de Bailado surgiu em 1977 e apresenta--se, actualmente, como a principal instituição de dança em Portugal. A este grupo de dança se devem as primeiras interpretações nacionais de obras como ‘O Lago dos Cisnes’, ‘Dom Quixote’ ou ‘Romeu e Julieta’. A Companhia Nacional de Bailado tem trabalhado regularmente, em parceria com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional do Porto e com o Quarteto de Pianos de Amesterdão, entre outros.

Este espectáculo da Companhia Nacional de Bailado insere-se no sétimo ‘Festival de Dança Contemporânea – Dança na Primavera’, a decorrer em Portimão, numa organização da autarquia local. O preço dos bilhetes é de cinco euros, com desconto para titulares de cartão jovem municipal e passaporte sénior.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)