Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Três estilos diferentes de lidar a cavalo

Adivinhava-se uma enchente na simpática praça de Montemor-o-Novo e assim aconteceu no domingo, porque o cartaz estava bem montado, reunindo três cavaleiros e dois grupos de forcados, estes na disputa da Barra de Ouro.
3 de Maio de 2005 às 00:00
João Salgueiro esteve em nível de destaque com duas lides muito semelhantes aos 1.º e 4.º da tarde. Um evitável toque na montada na lide do que abriu praça, não tirou mérito ao certo das preparações, à escolha dos terrenos, à colocação dos ferros e aos remates das duas lides. Não quis dar a volta no primeiro, mas merecia pois lidou com correcção, com o veio a fazer no seu segundo.
Havia curiosidade de ver actuar Rui Fernandes, que se apresentava em Portugal depois do triunfo na Feira de Sevilha, saindo pela Porta do Princípe. E o cavaleiro, verdadeiro ‘revolucionário’ do nosso toureio a cavalo, confirmou a sua classe través de duas lides muito interessantes, embora sofresse uma aparatosa queda ao ladear na preparação do primeiro ferro curto ao seu segundo toiro. Rui sofreu uma lesão no tornozelo, porém, estoicamente, voltou à arena e completou a lide que havia oferecido à mãe, em dia especial.
O rejoneador espanhol Diego Ventura dentro do estilo peculiar de rejoneio, conseguiu levar muita animação às bancadas, principalmente com as preparações através das habituais piruetas. Embora a ferragem não tenha sido sempre bem colocada é, no entanto, de destacar um ou outro ferro e os bons pares de bandarilhas a duas mãos com que encerrou as lides e que o público aplaudiu com entusiasmo.
Os grupos de forcados disputaram a Barra de Ouro e os rapazes da terra, Francisco Mira, João Reis e Pedro Freixo, com três grandes ‘caras’, pegaram sempre à primeira e foram os triunfadores, sendo o troféu entregue ao cabo Rodrigo Corrêa de Sá. O grupo de Santarém, de Pedro Graciosa, não esteve feliz e António Grave, Gonçalo Veloso e Diogo Palha, apesar do seu valor, não conseguiram consumar à primeira as suas pegas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)