page view

Três filmes portugueses selecionados para mostra internacional

Das 779 candidaturas recebidas, foram escolhidas 28 produções, que serão exibidas presencialmente em Antígua.

01 de novembro de 2025 às 19:16

A longa-metragem "O Diabo do Entrudo" e as curtas "O Avental" e "A Morte de uma Montanha" foram os três filmes portugueses selecionados para a Mostra de Cinema Antropológico do Congresso Mundial da WAU 2025, foi este sábado anunciado.

"Portugal está representado na Mostra de Cinema Antropológico do Congresso Mundial da WAU 2025, em Antígua, Guatemala, com três filmes selecionados entre as 779 obras recebidas internacionalmente: "O Diabo do Entrudo"(Diogo Varela Silva), a única longa-metragem portuguesa, e as curtas "O Avental" (Ana Sara Daniel) e "A Morte de uma Montanha" (Nuno Escudeiro)", adianta a produtora de cinema portuguesa Hot Chilli Films, em comunicado enviado às redações.

A longa-metragem "O Diabo do Entrudo" mergulha na tradição ancestral do Entrudo de Lazarim e "através da figura mascarada do Diabo" explora o "ritual, identidade coletiva e memória cultural, oferecendo um olhar estético e antropológico sobre o património imaterial português.

Já as curtas "O Avental" e "A Morte de uma Montanha" "completam a representação portuguesa, reafirmando a força da produção nacional no panorama internacional do cinema antropológico, destaca a produtora.

O processo de seleção foi realizado por um comité internacional, "formado por especialistas de Guatemala, México, Espanha, Estados Unidos, Bolívia, Colômbia, Rússia, Japão e Índia".

Das 779 candidaturas recebidas, foram escolhidas 28 produções, que serão exibidas presencialmente em Antígua.

"A programação inclui 11 longas-metragens e 17 curtas-metragens de países como Portugal, Brasil, Indonésia, Guatemala, Honduras, Quénia, Gabão, Itália, Espanha, Rússia, México, República Dominicana, Irão, Argentina, Togo, Costa Rica, Turquia, China, Alemanha e Suíça", acrescenta-se na mesma nota.

Segundo a produtora, o Congresso Mundial da World Anthropological Union (WAU) constitui "a maior e mais importante reunião internacional de antropólogos", sendo que a monstra "é um evento internacional, cinematográfico e antropológico, de caráter não competitivo, com o objetivo de difundir e discutir produções audiovisuais contemporâneas de maior relevância antropológica".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8