Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura

Trio de gigantes vai a Santarém

A Monumental Celestino Graça, praça de touros de Santarém, acolhe hoje, a partir das 17h30, a XVIII Corrida CM, que conta com a presença de três dos mais importantes nomes do toureio nacional: Diego Ventura, João Moura e João Moura Jr.
10 de Junho de 2009 às 00:30
João Moura é cabeças-de-cartaz da XVIII Corrida CM
João Moura é cabeças-de-cartaz da XVIII Corrida CM FOTO: Pedro Catarino/Lusa

A praça de touros com maior lotação do País recebe a corrida "mais importante do ano". Pelo menos é assim que a vê João Moura, com 30 anos de carreira comemorados em 2008, que partilha a arena com o filho, João Moura Jr. O ainda jovem toureiro (20 anos) admite sentir-se um pouco nervoso, mas os treinos, muitas vezes ao lado do seu pai, ajudam-no a preparar-se para "uma corrida triunfal, cheia de competição", na qual promete "defender o toureio português".

Diego Ventura diz que a corrida tem "um cartel de sonho". Apesar de ter nascido em Lisboa, há 26 anos, fez carreira em Espanha e está contente com a oportunidade, pois espera no futuro tourear mais em Portugal.

Os Forcados Amadores de Alcochete também participam na festa e esperam que o público adira, pois "é mais aliciante actuar em grandes praças" e a Monumental Celestino Graça é ideal para um grande espectáculo. A jogar em casa está o Grupo de Forcados Amadores de Santarém, que encara a Corrida CM de forma ainda mais especial e espera "estar à altura do desafio". Enfrentarão seis touros da Ganadaria Passanha.

A corrida inicia após as comemorações do Dia de Portugal (ver págs. 6 e 7) e insere-se na II Feira Internacional do Toureio Equestre de Santarém. Tendo em conta a grande concentração de pessoas que se espera, a organização aconselha a levantar os bilhetes com alguma antecedência.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)