Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
8

Tripla inauguração abre ciclo artístico

Trabalhos de Rebecca Horn, Rui Chafes/Vera Mantero e Daniel Malhão vão poder ser apreciados em três exposições a inaugurar hoje, pelas 22h00, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa. Rebecca Horn, uma das mais importantes artistas alemãs contemporâneas, apresenta, pela primeira vez em Portugal, esta mostra individual, com obras de 1964 até 2005.
3 de Fevereiro de 2005 às 00:00
A ‘Bodylandscapes” reúne esculturas, filmes, ‘performances’ e desenhos, constituindo estes últimos o fio condutor que propõe uma “aproximação muito próxima ao processo criativo da artista”, conforme explicou Delfim Sardo, director do Centro de Exposições do CCB.
‘Comer o Coração’ é o projecto de escultura de Rui Chafes e de dança de Vera Mantero que representou Portugal na 26ª Bienal de Artes de São Paulo, Brasil, em 2004. Este projecto, em que a obra do escultor e da coreógrafa se junta de uma forma indissociável, evoca a vivência da corporalidade, referiu o comissário, Alexandre Melo.
Uma escultura em ferro com cinco metros de altura de Rui Chafes invoca a ausência do corpo, enquanto o corpo de Vera Mantero - coberto de desenhos da autoria de Chafes - dá sentido à peça escultórica.
“A ausência do corpo na obra de Rui Chafes e o tentar perceber o sentido que tem o corpo na dança contemporânea foram o ponto de partida para este projecto”, acrescentou.
Vera Mantero apresentará performances, às 17h00, nos dias 5, 6, 19 e 20 deste mês e a 2, 3, 9, 10, 16 e 17 de Abril, último dia para visitar as três exposições.
A instalação de Daniel Malhão, ‘Project Room - P.150FPS’, consiste na projecção de um filme de 35mm, em ‘loop’. Partículas de pó suspensas no ar, filmadas em câmara lenta, são projectadas sobre um ecrã negro. Neste projecto, o artista explora e descontrói a mecânica da produção e recepção cinematográfica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)