Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Truffaut exibido em Lisboa

A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, vai exibir entre 17 de Maio e 15 de Junho uma retrospectiva integral da obra do realizador François Truffaut, descrito como um dos ‘instigadores da Nouvelle Vague’ do cinema francês.
21 de Abril de 2005 às 00:00
A retrospectiva, organizada por séries e não por ordem cronológica, abrirá com um ciclo dedicado a Antoine Doinel, o alter-ego de Truffaut, que incluirá a exibição do célebre filme ‘Os Quatrocentos Golpes’, de 1959.
No âmbito deste ciclo, serão ainda exibidos os filmes ‘Antoine et Colette’ (1962), ‘Beijos Roubados’ (1968), ‘Domicílio Conjugal’ (1970) e ‘Amor em Fuga’ (1979).
A iniciativa da Cinemateca será complementada no Instituto Franco-Portugais pela exibição de quatro filmes protagonizados pelo actor Jean-Pierre Léaud, que manteve uma relação profissional e de amizade com Truffaut, e pela publicação de um catálogo que reúne textos do realizador. Autor de uma obra de provocou amores e ódios em igual medida, Truffaut faleceu em 1984, aos 52 anos, vítima de tumor cerebral.
Ver comentários