Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
9

Turismo no Algarve pode sofrer rombo

A empresa de promoção de espectáculos, Tournée, accionou judicialmente a Região de Turismo do Algarve (RTA) exigindo uma indemnização de um milhão de euros por incumprimento de um contrato no âmbito do programa Millenium, no ano 2000.
3 de Março de 2005 às 00:00
Esta acção está a preocupar os responsáveis da RTA, pois uma eventual condenação poderá originar um grande rombo no orçamento deste organismo e pôr em causa a promoção turística da região.
O caso está a ser julgado no Tribunal Judicial de Faro, onde ontem decorreu a segunda sessão. Nova audição está marcada para sexta-feira.
Paula Fitas, chefe de gabinete de Paulo Neves, presidente da RTA na altura dos factos, ouvida como testemunha, salientou “que o presidente tinha muitas ideias, mas executava-as em cima do joelho, não importando o dinheiro gasto, com os problemas a surgirem depois”.
Esta situação preocupa Helder Martins, actual presidente da RTA. O processo, segundo o responsável, tem a ver com os concertos que Pavarotti e Enrique Iglésias realizaram no Algarve no âmbito do programa Millenium”, explicou Helder Martins, que adiantou: “Houve diferenças de verbas sem acordo, pois entendeu-se, na altura, que a Tournée não cumpriu os pressupostos contratuais e, por isso, a RTA executou uma garantia bancária de 350 000 euros, o que motivou este pedido de indemnização”.
Uma tentativa de conciliação não foi, entretanto, aceite pela Tournée. “Há acertos que já aceitámos pagar, no valor de 200 000 euros, como as centenas de bilhetes que foram fornecidos e que a RTA ofereceu na região para conseguir compor a plateia no espectáculo de Pavarotti” explicou Helder Martins, recordando que “no espectáculo de Enrique Iglésias estava prevista a transmissão televisiva, que não aconteceu, pelo que a RTA acha-se com direito a ser compensada”.
A Tournée, por seu lado, acusa a RTA de ter accionado ilegalmente a garantia bancária e de não ter pago dois mil bilhetes que foram postos à venda e à consignação no organismo e outras despesas contratualizadas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)